A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai realizar uma série de intervenções no trânsito da cidade neste domingo (5/10). As alterações buscam atender dois eventos: o jogo entre Cruzeiro e Sport, no Mineirão, às 20h30, e a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que ocorrem a partir das 13h em diversos locais.
Cruzeiro e Sport
No entorno do Mineirão, a operação começa já neste sábado (4/10), com a instalação de faixas informativas e a proibição de estacionamento em algumas vias. No domingo, a partir das 16h30, haverá inversão no sentido da avenida Antônio Abrahão Caram para facilitar o acesso aos estacionamentos do estádio.
Também serão feitas alterações no funcionamento dos semáforos e implantada uma faixa reversível para dar mais agilidade ao fluxo de veículos de segurança e torcedores. Além disso, pontos específicos de táxi e áreas de embarque e desembarque para veículos de aplicativos estarão disponíveis. Todos os detalhes das alterações estão disponíveis aqui.

Veja também
Para quem vai ao jogo, várias linhas de ônibus vão atender a região, como 64 (Estação Venda Nova/Assembleia – via Carlos Luz), 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz), 5106 (Bandeirantes/BH Shopping). A PBH orienta que motoristas e pedestres redobrem a atenção e sigam as orientações dos agentes da Unidade Integrada de Trânsito.
CNU
Já no caso do concurso, que deve reunir milhares de candidatos, a prefeitura reforçou a frota de transporte coletivo em regiões estratégicas. Os locais de prova incluem unidades da PUC Minas (Coração Eucarístico, São Gabriel e Barreiro), Faculdade Anhanguera, Faculdade Promove (Prado e avenida João Pinheiro), Faculdade Kennedy e Newton Paiva (avenida Carlos Luz).
Para garantir a fluidez, serão feitas reservas de áreas para embarque e desembarque, com foco na segurança dos pedestres.
A orientação para os candidatos é sair de casa com antecedência e planejar o trajeto para evitar atrasos. Segundo a PBH, “é importante que os candidatos saiam com antecedência, planejem os trajetos e façam o embarque e desembarque com agilidade para evitar impactos no trânsito”.