Nesta segunda-feira (5/5) é celebrado o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi oficializada em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organização intergovernamental e parceira da Unesco.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo e já rendeu obras literárias emblemáticas que foram traduzidas para várias outras línguas.
Exemplo disso é o clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas, do brasileiro Machado de Assis, que se tornou best-seller nos Estados Unidos no ano passado após uma influenciadora americana se encantar pela literatura brasileira.
Nossa língua é um verdadeiro patrimônio mundial e, pensando nisso, listamos algumas das principais obras literárias em Língua Portuguesa que figuram entre as mais conhecidas e vendidas mundo a fora. Veja abaixo:
Dom Casmurro
Capitu traiu ou não Bentinho? Essa dúvida literária certamente já morou no seu imaginário. Um dos livros brasileiros mais lidos da história, Dom Casmurro, de Machado de Assis, é leitura obrigatória em várias escolas e universidades. O livro aborda de maneira única e bem-humorada a complexidade das relações humanas e se tornou um marco no realismo brasileiro.
Os Lusíadas
Obra do português Luís de Camões, considerado até hoje um dos maiores poetas da Língua Portuguesa. Os Lusíadas é um poema épico que fala sobre a navegação de Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para as Índias.
Livro do Desassossego
Um dos maiores autores da Língua Portuguesa é, sem dúvidas, Fernando Pessoa, autor que carrega dentro de si dezenas de escritores, cada um com suas particularidades. Uma de suas principais obras, o Livro do Desassossego, mistura prosa e poesia de uma maneira que o autor domina como ninguém. A obra se trata de um diário fragmentado escrito sob um dos heterônimos de Pessoa, o Bernardo Soares.
O Primo Basílio
O Primo Basílio é um romance realista do português Eça de Queiroz. Publicada pela primeira vez em 1878, a obra tem como tema principal o adultério. A história fez tanto sucesso que ganhou uma adaptação brasileira na televisão.
Macunaíma
Outra leitura obrigatória nas escolas brasileiras, Macunaíma é um romance modernista escrito pelo brasileiro Mário de Andrade. O texto tenta retratar o povo brasileiro por meio de um personagem complexo e cativante, o chamado “herói sem caráter”.