Delcy Rodríguez tomou posse interinamente da Presidência da Venezuela, nesta segunda-feira (5/1). A então vice assume após a captura do presidente Nicolás Maduro em uma operação conduzida pelos Estados Unidos no último sábado (3/1).
Delcy Rodríguez prestou juramento diante da Assembleia Nacional da Venezuela, após decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, que determinou a transferência temporária do comando do Executivo. Segundo a Corte, a medida busca assegurar a continuidade administrativa do Estado e a defesa da soberania nacional.
Entenda o caso
No último sábado, o governo norte-americano anunciou ter realizado uma ofensiva de grande escala em território venezuelano, que resultou na captura de Maduro e de sua esposa. O presidente dos EUA, Donald Trump informou ainda que pretende administrar o país até a conclusão de um processo de transição política.
Primeira mulher a ocupar a chefia do Executivo na história da Venezuela, Delcy Rodríguez classificou a ação dos Estados Unidos como uma agressão militar, condenou a operação e exigiu a libertação imediata de Maduro, a quem se referiu como “o único presidente legítimo do país”.
