PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dias Toffoli se reune com o STF e deixa relatoria do caso do Banco Master

Siga no

(Foto: Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou nesta quinta-feira (12/2) a relatoria das investigações relativas ao Banco Master. A decisão foi tomada após reunião dos ministros da Corte convocada pelo presidente do STF, Edson Fachin, para tratar de relatório da Polícia Federal que menciona o nome do magistrado.

O encontro teve início por volta das 17h e foi suspenso às 19h, com previsão de retomada às 20h. Todos os ministros participaram da reunião. André Mendonça e Luiz Fux, que não estão em Brasília, acompanharam por videoconferência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reunião foi convocada por Fachin para dar ciência aos demais membros do STF sobre o material entregue pela Polícia Federal e também sobre o conteúdo da defesa apresentada por Toffoli. Na segunda-feira (9/2), a PF informou ao presidente do Supremo que encontrou uma menção ao nome do ministro em mensagem extraída do celular do banqueiro Daniel Vorcaro, apreendido durante busca e apreensão. O teor da menção está sob segredo de Justiça.

O relatório enviado ao Supremo trouxe referências ao magistrado a partir de dados obtidos no aparelho do banqueiro. Diante do cenário, e “considerados os altos interesses institucionais”, conforme nota divulgada pelo STF, Toffoli pediu que o caso fosse redistribuído a outro ministro.

No comunicado, os ministros afirmaram “não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição”, reconheceram “a plena validade dos atos praticados pelo Ministro Dias Toffoli” e expressaram “apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No mês passado, Toffoli passou a ser criticado por permanecer na relatoria do inquérito após reportagens apontarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo adquiriu participação no resort Tayayá, no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.

Mais cedo, Toffoli divulgou nota à imprensa em que esclareceu sua participação societária na empresa Maridt e confirmou que integra o quadro societário do resort, ressaltando que a administração é feita por parentes. Ele negou relação pessoal ou financeira com Daniel Vorcaro e afirmou que não recebeu qualquer valor do banqueiro.

Segundo a nota, a condição de sócio é permitida pela Lei Orgânica da Magistratura (Loman), que veda apenas que magistrados exerçam atos de gestão.

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli

Anvisa suspende 10 lotes de fórmula infantil da Nestlé por excesso de selênio e iodo

Anvisa amplia uso da vacina contra HPV para prevenção de câncer de cabeça e pescoço

Carnaval e crianças: por que especialistas recomendam não postar fotos dos filhos na folia

Polícia indicia donos de academia após morte de professora em São Paulo

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

Últimas notícias

Arrastão do Hott agita a Pampulha nesta quinta-feira

‘Quebrou a perna’: áudio do VAR revela susto em Mirassol x Cruzeiro

Excessos no Carnaval podem desregular hormônios, metabolismo e imunidade; saiba como curtir a folia com equilíbrio

Carnaval de barriga vazia não rola: Peça o ‘Kit Folia’ da Marília de Dirceu para o esquenta com a galera e curta sem perrengue

É primeiro volante? Tomás Pérez explica posição ao chegar ao Atlético

De Renato Gaúcho até Zidane: confira 16 técnicos livres que podem ser opção para o Atlético

Saída de Sampaoli muda planos de Tomás Pérez? Volante responde

Sampaoli deixa o Atlético com 3º pior aproveitamento em mais de 15 anos

Shakira manda recado ao Brasil: ‘show mais sonhado da minha vida’