Conservação, reflorestamento e parcerias ajudam a transformar região mineradora

Por

Redação

Siga no

A equipe do viveiro realiza a coleta de sementes em mais de 2 mil árvores-matrizes, de 127 espécies nativas da Mata Atlântica, 18 ameaçadas de extinção (Foto: divulgação Anglo American)

Compartilhar matéria

Nos processos de recuperação ambiental, uma das saídas para a regeneração está no próprio ecossistema. Produção de mudas nativas vindas de biomas como Mata Atlântica e Cerrado, monitoramento da vida silvestre, resgate de espécies da fauna e flora, recuperação de nascentes. São várias as medidas de restauração e compensação de impactos gerados pela atividade minerária no sistema Minas-Rio, da Anglo American.

Em Conceição do Mato Dentro, região Central de Minas, entre as frentes de trabalho está um viveiro de mudas com uma área construída de 25 mil m2 e capacidade de 750 mil mudas. Para atingir este nível de produção, a equipe do viveiro realiza a coleta de sementes em mais de 2 mil árvores-matrizes, de 127 espécies nativas da Mata Atlântica, 18 ameaçadas de extinção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O viveiro também recebe plantas resgatadas em áreas de floresta nativa e campo rupestre com presença de minério de ferro. No futuro, elas serão utilizadas para recuperação das áreas que passaram por intervenção.

Daniele Miranda é bióloga do SESI, e trabalha em projetos de Gestão Ambiental desenvolvidos pela Anglo American e por instituições parceiras, como o Programa de Monitoramento de Fauna.“São projetos que envolvem proteção de áreas naturais, especialmente o monitoramento e conservação dos animais que vivem nelas. Já são mais de novecentas espécies de animais registradas entre borboletas, anfíbios, répteis, peixes, aves e mamíferos, incluindo animais de pequeno, médio e grande porte. Todo esse conhecimento é compartilhado com universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil, revela.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, destaca o caráter sustentável das operações do sistema Minas/Rio. “Nós temos na atuação da Anglo American um potencial maravilhoso para todo o Estado, com pelo menos 50 anos de exploração mineral sustentável e medidas positivas de preservação ambiental e desenvolvimento social e econômico”, projeta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tendência de desmatamento na região do Minas-Rio caiu a partir do início das operações, em 2008. De lá para cá, a cobertura florestal passou de aproximadamente 150 mil hectares para mais de 160 mil hectares.

Parcerias que transformam

O reflorestamento de áreas próximas às nascentes e cursos d’água da bacia do Ribeirão Santo Antônio, é uma forma de garantir a vida nessas áreas e o abastecimento das pessoas que vivem em Conceição do Mato Dentro.

O trabalho desenvolvido em parceria como o Instituto Espinhaço, CBCN e produtores rurais do município recebeu um aporte de R$ 2 milhões da Anglo American.

Outras parcerias com importantes universidades do país também estão ajudando a ampliar estudos sobre a biodiversidade da chamada porção meridional da Serra do Espinhaço.

Algumas pesquisas científicas foram desenvolvidas com a Universidade Federal de Minas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade de São Paulo.

O resultado é a publicação de vários livros inéditos que evidenciam a riqueza da flora e da fauna da região.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

‘Já passou da hora de discutir despesas obrigatórias’, diz Hugo Motta a empresários

Governo propõe taxar títulos isentos e elevar alíquota de JCP

Haddad apresenta a Lula pacote de medidas focado em justiça tributária e meta fiscal de 2025

Inflação oficial recua para 0,26% em maio deste ano, diz IBGE

Dólar cai para R$ 5,56 à espera de pacote fiscal

Últimas notícias

‘Que luta, viu?!’: Álvaro Damião retorna a bunker após alerta de novo ataque a Israel

CEO da OceanGate queria levar Pearl Jam aos destroços do Titanic, segundo documentário da Netflix

Rodrigo Weber, chefe do CIGA, deixa o Atlético

Nova espécie de libélula é descoberta em área de proteção no Sul de Minas

Comitê Gestor do Propag discute implementação do programa em Minas

Com maior invencibilidade da série A, Cruzeiro sonha com liderança

Irã responde ao ataque israelense e mísseis atingem Tel Aviv

Brasil anuncia a entrada do Vietnã no Brics

Motta aciona o Itamaraty para garantir a retirada segura de prefeitos brasileiros em Israel