PUBLICIDADE

Desemprego recua e tem a menor taxa desde 2012, aponta IBGE

Por

Siga no

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhar matéria

A população desempregada no Brasil caiu em 6,4%, entre julho e setembro, segundo levantamento do IBGE divulgado nesta quinta-feira (31/10). Os dados refletem o número de pessoas que não estavam trabalhando e procuravam por uma ocupação. Em relação ao mesmo trimestre de 2023, a queda é 1,3 ponto percentual, quando a taxa era de 7,7%. Essa é a segunda menor taxa de desocupação da série histórica do IBGE, iniciada em 2012.

De acordo com a PNAD Contínua IBGE, principal pesquisa que analisa a força de trabalho do país, os números representam um total de 7,0 milhões de pessoas desempregadas. A amostra abrange 211 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios visitados a cada trimestre.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O número de trabalhadores do país registrou novo recorde ao subir para 103,0 milhões. O crescimento da população ocupada avançou 1,2% no trimestre, ou mais 1,2 milhão de trabalhadores. Na comparação anual, aumentou 3,2%, o percentual é equivalente a mais 3,2 milhões de pessoas ocupadas.

Na visão da coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, a trajetória de queda da desocupação resulta da contínua expansão dos contingentes de trabalhadores que estão sendo demandados por diversas atividades econômicas.

Rendimento

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No trimestre terminado em agosto, o rendimento médio real das pessoas ocupadas ficou em R$ 3.227. O valor, conforme o IBGE, não mostrou “variação estatisticamente significativa frente ao trimestre móvel anterior”. Na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2023, apresentou alta de 3,7%.

Indústria e Comércio

A pesquisa mostrou que o aumento da ocupação no trimestre foi puxado pelo desempenho da Indústria (3,2%) e do Comércio (1,5%). Na comparação trimestral, esses dois grupamentos de atividade absorveram 709 mil trabalhadores, sendo 416 mil da Indústria e 291 mil do Comércio. Outro recorde foi na população ocupada no Comércio que atingiu 19,6 milhões de pessoas.

Segundo a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, a indústria registrou aumento do emprego com carteira assinada. Já no comércio, embora a carteira assinada também tenha sido incrementada, o crescimento predominante foi por meio do emprego sem carteira”, informou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Setores privado e público

O número de empregados do setor privado também registrou novo recorde da série, com 53,3 milhões de tabalhadores.

Outro dado que superou os desempenhos anteriores foi no número de empregados com carteira de trabalho assinada que chegou a 39,0 milhões e sem carteira de trabalho alcançou 14,3 milhões.

Setor público

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com o total de 12,8 milhões, os empregados do setor público bateram recorde, contingente que se mantém estável no trimestre e com crescimento de 4,6%, ou mais 568 mil pessoas, no ano. A alta continua sendo puxada pelo grupo dos servidores sem carteira assinada, que cresceu 4,2% no trimestre e 9,1% no ano. O grupo dos militares e servidores estatutários ficou estável nas duas comparações.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Semana Internacional do Café: veja o que foi destaque na SIC 2025!

Cesta básica volta a subir em BH após seis meses de queda

Recorde na exportação do amendoim: geopolítica e demanda chinesa impulsionam setor agrícola brasileiro

China suspende restrições a importações do Brasil após caso de gripe aviária

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Inovação e negócios no café: Semana Internacional do Café movimenta o agronegócio em BH

Últimas notícias

‘É mais barato usar US$ 1,3 tri para frear crise do clima do que gastar com guerra’, diz Lula

Quem era Gustavo Miranda, caminhoneiro influenciador que morreu em acidente em MG

COP 30: Veja os principais pontos do discurso de Lula

Quer escalar? Primeiro, documente

Desemprego no menor nível desde 2014: o que isso significa para você

O novo papel do RH na era da IA: educação digital

Beach tennis: diversão ou risco? Como evitar lesões

Mosquito passa por trote e tem cabelo raspado por Arana na Cidade do Galo

O endereço onde nasceu uma revolução musical: Clube da Esquina