Educação fiscal ainda é desafio entre jovens; Fundação CDL promove palestras sobre o assunto

Siga no

Imagem: Reprodução / TV Brasil

Compartilhar matéria

A educação financeira e fiscal ainda é um desafio entre os jovens no Brasil, com o assunto sendo pouco abordado na formação deles. Nesse sentido, a Fundação CDL-BH, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e CDL Jovem, promoveu uma série de palestras visando a conscientização sobre o assunto.

No total, cerca de 500 jovens foram atendidos no Programa Estudo e Trabalho, que visa reduzir o desconhecimento sobre o tema entre os jovens, inclusive em temas como sistema tributário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como destaca Vilson Mayrink, diretor da Fundação CDL, a capacitação é de extrema importância para os jovens. Segundo ele, mais de 45% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos apresentam conhecimentos em educação financeira abaixo do nível considerado adequado.

“Uma das estratégias para reduzir o desconhecimento financeiro entre os jovens, inclusive nesses temas, né, como sistema tributário, é promover uma integração lúdica e pedagógica entre esse público e os acontecimentos que marcam a história da economia do nosso país”, afirmou o diretor.

Os jovens atendidos participaram das capacitações em formato de palestras, que foram conduzidas durante a visita temática ao Ponto Cultural da CDL/BH. Nessa visita, os jovens puderam entender um pouco mais da história da economia e de como se tornou o que é hoje.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Jovens recomendam

Os jovens que participaram das capacitações e fazem parte da CDL neste momento recomendam a experiência. A estudante Ritiely destacou que sua primeira experiência profissional está sendo na CDL e afirma que todo apoio que precisa, ela encontra lá.

“A CDL foi minha primeira experiência de trabalho. Lá eu venho aprendendo muito, adquirindo várias experiências. O curso é maravilhoso e lá os professores fazem questão de ensinar, de deixar você ciente do que você tem direito ou não. Por ser a primeira experiência, tem sido maravilhosa. Eu aprendi muito”, disse Ritiely.

Além dela, o aluno Luiz Henrique, de 19 anos, é outro que destaca a importância da CDL e da Fundação CDL para ele e seus amigos. Ainda nas palavras dele, a CDL foi sua porta de entrada e é uma entrada de extrema felicidade para todos.

“Eu sou um dos jovens aqui, começou tudo isso pela CDL, é meu primeiro emprego de carteira assinada, foi através deles. Eu acho que a principal importância disso é saber mostrar isso para os jovens, né? Essa metodologia de ensino, essas lições de de aprendizagem da vida adulta?”, afirmou.

Em relação as palestras, Luiz Henrique destaca que elas são de extrema importância, já que poucos jovens falam sobre educação fiscal. Além disso, para ele, entender sobre os direitos e o mundo de trabalho é fundamental para uma boa formação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É muito importante, porque é um tema que não é muito abordado, muito muitos jovens hoje em dia não tem um conhecimento às vezes mínimo desses assuntos, que é uma coisa de extremíssima importância, que é entender dessas questões financeiras, as leis trabalhistas, o CLT de uma forma como um todo, acho que é muito importante para a gente que é jovem e está entrando na vida adulta”, completou.

Novas turmas

Diretor da Fundação, Vilson Mayrink confirmou novas turmas retornarão ao longo do ano que vem. Neste ano, eles aproveitaram a proximidade com o Dia da Liberdade de Impostos (DLI) para fazer as palestras. O DLI acontece no dia 29 em todo país.

Vilson ainda destacou que a programação completa deve retornar no ano que vem, mas ressaltou que os jovens da Fundação CDL/BH permanecem aprendendo sobre economia financeira durante o contrato. Além disso, vale ressaltar que o Ponto Cultural é aberto ao público durante todo ano, mediante a um agendamento.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente repórter da Rede 98, CNN Esportes e Versus Esporte. Produtor na CazéTV. Colunista do Portal 1921. Com passagens por TV Band Minas e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Fiemg entrega a Lula novas propostas contra impactos do tarifaço dos EUA

Hotmart FIRE: Belo Horizonte recebe um dos maiores eventos de empreendedorismo digital da América Latina

Receita iguala fintechs a bancos após operação da PF contra o PCC

Governança se prova na prática, não em discurso, diz economista sobre fraude do PCC

Atlético x Cruzeiro: clássico mineiro pela Copa Brasil movimenta R$ 38 milhões na economia da capital

Especialista explica a diferença do ‘Pix do Brics’ para outras ferramentas internacionais de transferência

Últimas notícias

Santos acerta contratação de Lautaro Díaz, do Cruzeiro

Capivara é o 4º animal com maior risco na aviação brasileira, diz pesquisa

Bode sobe em telhado e dá trabalho para os bombeiros em Minas Gerais

Acidente entre carro e caminhão provoca interdição no Anel Rodoviário de BH

Aliados de Lula acusam Nikolas de ajudar o PCC com vídeo do Pix; deputado fala em ‘canalhice’

Trump volta a defender fim de voto por correio, cédula de papel e identificação de eleitor

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Cabulosas seguram Palmeiras e Cruzeiro avança para a final do Brasileirão Feminino

Após dois dias de chuvas atípicas, domingo deve ser ensolarado em BH