PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Exclusivo: ministro aposentado do STF afirma que ‘Supremo não é competente para julgar ex-integrante do executivo’

Siga no

O ministro ainda pontuou que a ação do judiciário não pode substituir a legislação

Compartilhar matéria

Um dos painéis mais aguardados do primeiro dia, da sétima edição do Imersão Indústria, nesta quinta-feira (16/10), foi o do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello. O ministro falou sobre Ativismo Judicial e Insegurança Jurídica. Em entrevista exclusiva à 98 News, Marco Aurélio disse que o Supremo Tribunal Federal não tem competência para julgar alguns casos específicos.

“Supremo não é competente para julgar processo crime contra cidadão comum e contra ex-integrante do executivo ou mesmo do judiciário”, afirmou o ministro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Marco Aurélio chamou atenção para as consequências, quando o STF não segue esses preceitos: “Quando ele não o faz, ele vai para a vitrine e aí, o estilingue funciona. As críticas são exacerbadas”.

O ministro ainda pontuou que a ação do judiciário não pode substituir a legislação. Que este papel pertence ao congresso e, portanto, a ação judicial é vinculada ao legislativo;

“A atuação do judiciário é uma atuação vinculada, vinculada ao direito aprovado pelo congresso. Pelas duas casa do congresso, a Câmara dos Deputados e ao Senado da República. (…) A política a ser insertada é a de observância irrestrita ao arcabouço normativo, principalmente à lei das leis, que é a constituição federal, que a todos indistintamente submete. Isso é segurança jurídica. É o cidadão, que recorre ao judiciário, saber o que pode ou não ocorrer na tramitação do processo”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Imersão Indústria é realizado no estacionamento do piso Ouro Preto, no 3º andar do BH Shopping. O encontro reúne empresários, especialistas e representantes de diversos segmentos para dois dias de debates, conexões e oportunidades de negócios.

Com o tema “Conexões para transformar o futuro”, o evento soma mais de 50 painéis e 50 horas de conteúdo, distribuídos entre sete eixos temáticos: Capital Humano, Economia e Finanças, ESG, Gestão Tributária, Inovação e Tecnologia, Meio Ambiente e Energia, e Relações do Trabalho.

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Moraes aguarda perícia médica para decidir sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Papudinha: quais as condições especiais da nova cela de Bolsonaro?

Bolsonaro já cumpre pena na Papudinha, em Brasília

Moraes determina transferência de Bolsonaro da PF para Papudinha

André Valadão aparece em lista divulgada por Damares Alves com alvos da CPI do INSS

Enem 2025: quando saem os resultados?

Últimas notícias

Após empates, Atlético prepara estreia de titulares no Campeonato Mineiro

Nova regra do imposto sobre heranças e doações a partir deste ano

Alan Minda é regularizado no BID e pode estrear pelo Atlético

Cruzeiro acerta renovação do contrato de Matheus Pereira até o fim de 2028

Papudinha: entenda como é o presídio especial dentro da Papuda

TCE suspende alteamento de barragem da Anglo em MG

Cruzeiro vai contratar mais jogadores para 2026? Pedro Lourenço responde 

Supostas vítimas de Michael Jackson pedem mais de R$ 1 bilhão em indenização na Justiça

Caso Master: Toffoli tem novo recuo e autoriza PF a periciar material apreendido em operação