Frete marítimo pressiona exportadores mineiros; custo de container quintuplica em dois meses

Siga no

Verônica Winter em entrevista na 98 News (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

O preço do frete marítimo internacional disparou nos últimos meses e já começa a pesar no bolso de quem importa e exporta em Minas Gerais. Só na rota entre Ásia e Brasil, o custo de um container passou de 950 dólares em abril para mais de 5 mil dólares em junho. O motivo é uma combinação de guerra comercial, retomada da demanda global e instabilidade geopolítica.

A analista de negócios internacionais da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), Verônica Winter, explica que o impacto é ainda mais significativo para pequenas e médias empresas, que possuem menor margem de manobra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O valor do frete depende diretamente da oferta e da demanda. Com o anúncio de uma trégua na guerra tarifária entre Estados Unidos e China, em maio, as empresas que estavam represando exportações e importações correram para aproveitar o momento. A demanda explodiu e o preço do frete acompanhou”, diz.

Riscos globais e impactos locais

Além da guerra comercial, o cenário internacional segue marcado pela instabilidade no Oriente Médio, com a ameaça de fechamento do Estreito de Ormuz — rota estratégica para o transporte de petróleo.

Apesar de Minas Gerais não ter grande volume de exportações diretamente para a região em conflito, o efeito é sentido no preço dos combustíveis e, consequentemente, nos custos logísticos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O preço do petróleo é muito volátil. Só o anúncio de que poderia haver um fechamento da rota já fez o barril disparar. Isso impacta o valor dos fretes marítimos em todo o mundo”, afirma Verônica.

Segundo ela, os efeitos sobre as exportações mineiras ainda são indiretos, mas o custo logístico, somado ao aumento do seguro de cargas em regiões de conflito, já pressiona o setor.

Planejamento e alternativas

Diante do cenário, a orientação para empresários é clara: planejamento logístico e diversificação de mercados. “Empresas precisam estar atualizadas, entender o mercado internacional e buscar alternativas”, reforça a analista.

Verônica cita o uso de fretes cooperativos — prática em que pequenas empresas compartilham o mesmo container para reduzir custos — como uma das estratégias recomendadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra possibilidade é buscar parceiros comerciais mais próximos, que permitam o uso do transporte rodoviário ou aéreo, dependendo do tipo de mercadoria. “Em alguns casos, faz mais sentido apostar em rotas alternativas do que insistir nas rotas tradicionais, que estão sobrecarregadas e com custo elevado”, pontua.

Seguro mais caro

Além do frete, o seguro das cargas também ficou mais caro. Em regiões com risco de conflito, o valor do seguro já chega a quase 1% do valor total da carga, quando antes ficava em torno de 0,2%. “O empresário precisa colocar esse custo na ponta do lápis, especialmente para exportações que passam por rotas mais instáveis”, orienta Verônica.

A Fiemg oferece estudos de mercado e consultorias para ajudar as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, a se prepararem para o comércio exterior diante de um cenário cada vez mais imprevisível.

“É preciso se antecipar às mudanças e estar pronto para se adaptar. O cenário global mudou e o empresário mineiro precisa acompanhar esse movimento”, conclui a especialista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Prefeito de Lagoa Santa rebate críticas à verticalização na cidade: “projeto pontual”

Lei proíbe contratação de artistas condenados por violência doméstica em Minas Gerais

Mulher é condenada por instalar câmera que filmava casa de vizinhas

Prefeito de Lagoa Santa critica falta de diálogo na implementação de pedágios no Vetor Norte

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Já é possível pagar multas e IPVA em blitz de Minas Gerais via Pix

Últimas notícias

Neymar x Lyanco: veja o que disseram os jogadores durante discussão acalorada

Brasil: o perigoso atalho dos gastos públicos

“De olho na vaga”: PM usa câmeras do comércio para conter furto a motos no Barreiro

Cruzeiro tenta quebrar jejum de mais de 11 anos sem vencer o Bahia fora de casa

Silveira sobre Simões no PSD: ‘Quero acreditar que haverá um debate interno e democrático’

Entrevista exclusiva: Ministro Alexandre Silveira destaca programas sociais, transição energética e futuro de Minas

Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Fundador da Borda e Lenha e ex-participante do Shark Tank, Gabriel Farrel morre aos 31 anos

iOS 26 chega aos iPhones: veja novidades, modelos compatíveis e recursos de IA