O ex-zagueiro e atual diretor de futebol do Porto, Jorge Costa, morreu nesta terça-feira (5/8), aos 53 anos, após sofrer uma parada cardíaca na cidade esportiva do clube em Campanhã, Portugal.
O ex-capitão pariticipava de uma entrevista quando passou mal. Ele recebeu os primeiros socorros no local, com uso de desfibrilador, e foi levado ao Hospital São João, em Porto, chegando a ser transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI). Jorge Costa não resistiu e morreu no início da tarde, no horário de Portugal.
Jorge Costa deixou-nos. Um de nós, um líder, capitão, exemplo. Um símbolo do FC Porto.
— FC Porto (@FCPorto) August 5, 2025
Obrigado por seres FC Porto até ao fim.
Até sempre, Jorge Costa. pic.twitter.com/XTmW5WVEHj
O Porto confirmou a morte em nota oficial e prestou homenagem ao ídolo, publicando fotos em preto e branco nas redes sociais. “O Futebol Clube do Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do Clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo”, disse o clube.
Carreira vitoriosa
Jorge Costa defendeu o Porto em duas passagens: 1992 a 2002 e 2002 a 2005. Capitão e líder do elenco, ele conquistou diversos títulos, entre eles a Champions League de 2003/04, sob o comando de José Mourinho.
Além da Champions, o ex-defensor venceu a Taça UEFA em 2003, oito Campeonatos Portugueses, cinco Taças de Portugal e uma Copa Intercontinental, tornando-se um dos jogadores mais vitoriosos da história do clube.
A notícia da morte comoveu torcedores e jogadores. Cristiano Ronaldo foi um dos que prestaram homenagem nas redes sociais, lembrando o legado do ex-capitão portista. ‘Até sempre, Jorge Costa”, escreveu o jogador.