Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

Siga no

Medida entra em vigor a partir do próximo dia 23 (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários.

Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DO) nesta segunda-feira, a medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal”, diz despacho assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior.

Além de se identificar, o interessado pode usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.

De acordo com a medida, a identificação biométrica feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A concessão de novas autorizações automáticas para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em junho do ano passado, depois de identificar irregularidades em descontos de mensalidades associativas – lançadas diretamente na folha de pagamento de aposentados – o TCU determinou ao INSS que só permitisse as cobranças em folha em favor de organizações sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.

Na mesma decisão, o tribunal determinou ao INSS que ressarcisse os valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas, e ainda que o instituto e a Dataprev implementassem, em 90 dias, “ferramentas tecnológicas que possibilitem a assinatura eletrônica avançada e biometria para todos os termos de filiação e autorizações de descontos vigentes, bem como um sistema que permita o bloqueio e desbloqueio automático e específico para cada averbação de desconto nos benefícios pagos”.

O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras coisas, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. Contudo, em maio deste ano – um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados – o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

CNH: Minas lança curso para formar e reciclar examinadores de trânsito

Quinta é dia de feira em BH: conheça quatro feirinhas de rua para antecipar o happy hour

BH poliglota: conheça 6 grupos gratuitos para treinar um novo idioma

Internações por inflamações intestinais cresceram 61% em dez anos

Picape ‘voa’ sobre buggy em dunas do Ceará e manobra perigosa viraliza

Vacinas contra doenças respiratórias podem custar até R$1,7 mil em laboratórios de BH

Últimas notícias

Fabrício Bruno está na pré-lista de Ancelotti para jogos da Seleção nas Eliminatórias

Samuel Venâncio destaca domínio do Cruzeiro no clássico contra o Atlético

‘Ana, En Passant’: animação produzida em BH é destaque em Cannes

Cruzeirenses ‘tietam’ Hulk após clássico sem gols no Mineirão

Gripe aviária: Japão suspende importação de aves vivas do RS

Auxiliar de Leonardo Jardim detona Atlético após empate: “Cruzeiro não tem rival em Minas Gerais”

Ônibus de viagem capota e acidente deixa dois mortos no Sul de Minas

Semana será de sol e temperaturas amenas em BH; veja a previsão

Caminhonete derruba poste na Antônio Carlos e complica trânsito na Pampulha