O MDB vai oficializar, nesta terça-feira (4/11), a pré-candidatura de Gabriel Azevedo ao Governo de Minas nas eleições de 2026. O anúncio será feito pelo presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi, e pelo presidente estadual, deputado Newton Cardoso Júnior, em evento na sede do diretório mineiro, em Belo Horizonte.
Gabriel Azevedo é atualmente presidente do MDB de Belo Horizonte e da Fundação Ulysses Guimarães em Minas. Ex-vereador da capital por dois mandatos, entre 2017 e 2024, ele comandou a Câmara Municipal no biênio 2023-2024. Nas eleições municipais de 2024, concorreu à Prefeitura de BH, alcançando 133.728 votos. Antes da carreira legislativa, foi subsecretário de Estado no Governo de Minas entre 2011 e 2014.
A escolha de Azevedo representa, conforme o MDB, um movimento de renovação e fortalecimento em Minas. De acordo com o partido, a pré-candidatura busca oferecer uma proposta de governo “equilibrada, moderna e responsável”, voltada à retomada do protagonismo político do Estado no cenário nacional.
Corrida
Para alcançar o Executivo estadual, Gabriel Azevedo terá que desbancar alguns nomes. Entre eles, o do vice-governador Mateus Simões, que se filiou ao PSD sob a chancela de Romeu Zema. No mês passado, Simões deixou o Novo após cerca de 10 anos e conta com a influência de Gilberto Kassab, presidente nacional do partido, para tornar-se governador em 2026.
Além do vice de Zema, Azevedo enfrentará, nas urnas, Alexandre Kalil, ex-prefeito de BH. Também em outubro, o político se filiou ao PDT, a convite do presidente Carlos Lupi. A movimentação marca o retorno de Kalil ao cenário político estadual após a disputa pelo governo em 2022, quando ficou em segundo lugar.
