PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Vale do Aço: sua história e importância para o Brasil

Por

Siga no

Reprodução

Compartilhar matéria

A Região do Vale do Aço está situada no interior do estado de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, e compreende os municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, além de outras 24 cidades.

É uma região de grande importância econômica e social em virtude da presença de grandes empresas como Aperam South America (antiga Acesita), Cenibra e Usiminas, se destacando pela produção de aço, aço inoxidável e produtos metal mecânicos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a estimativa do IBGE (2020), a região do Vale do Aço conta com uma população total de 776 mil habitantes sendo Ipatinga: 265 mil a mais populosa. O PIB desta região é de R$ 18,6 bilhões, correspondendo a 3,4% do PIB do Estado, gerado 55% pelo setor de serviços, indústria – 42% e agropecuária – 3%.

Em um artigo recente de Raquel Luciano, visualizado no site Cidades Mineradoras, podemos conhecer um pouco da história do Vale do Aço, do qual transcrevo algumas partes:

“Os esforços para explorar o Vale do Rio Doce em busca de minerais valiosos começaram durante o século XVI, mas provaram ser infrutíferos. No século XVII, os colonos foram proibidos de se estabelecer na área e criar novas rotas que permitissem o transporte de ouro da região central de Minas Gerais pelo rio Doce e seus afluentes, a fim de evitar o contrabando”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Em 1755…, foi construída uma estrada ligando Vila Rica (atual Ouro Preto, então capital da província de Minas Gerais) a Cuieté. A estrada destinava-se ao transporte de ouro extraído da região do atual município de Conselheiro Pena, mas as reservas de ouro foram esgotadas em 1780. Consequentemente, a estrada foi reaproveitada como uma rota entre Ouro Preto e uma prisão localizada em Cuité, daí seu nome , Estrada do Degredo.

Devido à vastidão das florestas a área ficou conhecida a princípio como Vale Verde. Posteriormente, a locação da Estrada de Ferro Vitória a Minas entre 1911 e 1929 favoreceu a colonização, mas foi a instalação da Belgo-Mineira em Coronel Fabriciano, em 1936, a responsável por acelerar o desenvolvimento populacional, o desmatamento e a construção de casas, estabelecimentos e ruas. A implantação da Acesita (em Timóteo) e Usiminas (em Ipatinga), nas décadas de 1940 e 50, respectivamente, também trouxe infraestrutura básica e espaços de lazer à população e consolidou a integração das atuais cidades, cujos territórios encontravam-se subordinados a Coronel Fabriciano até 1964.

Em 1974, foi criada a Associação Municipal da Microrregião do Vale do Aço (AMVA). A unidade geopolítica” Vale do Aço” foi reconhecida pela Lei Complementar nº 51, de 30 de dez/98, sendo transformada em Região Metropolitana pela Lei Complementar nº 90, de 12 de janeiro de 2006.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A partir da instalação da Cenibra Florestal, na década de 1970, viabilizou-se a produção de celulose e papel o que permitiu a produção em larga escala de madeira plantada, de grande importância na absorção de CO2, auxiliando na diminuição do aquecimento global.

A Região tem atrativos como o Parque Estadual do Rio Doce, o Parque Ipanema e a Serra dos Cocais com destaque para o artesanato e os grupos de congado das comunidades rurais e os espaços culturais, a exemplo da Fundação Aperam-Acesita e o Centro Cultural Usiminas. 

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

MG em destaque: foto de onça-pintada é eleita uma das melhores do ano pela National Geographic

“Paralisação do Comam afetaria 28 empreendimentos de BH”, afirma Procurador-Geral do município

Gestão hídrica avança e impacta comunidades e ecossistemas da região Central de Minas

Anglo American vê transição energética como motor de novo ciclo econômico global

Mineração, ciência e proteção da fauna na Cordilheira do Espinhaço

‘Alarmante’: auditoria independente alerta para contaminação da Lagoa da Pampulha

Últimas notícias

Dubai, a Meca do turismo contemporâneo

Stranger Things ‘derruba’ Netflix na estreia da 5ª temporada

Anvisa proíbe óleo de avestruz, suplemento com aloe vera e recolhe vinagre e picolé com creatina

Stranger Things e MK-Ultra: o programa real da CIA que inspirou a série da Netflix

Vacinação contra HPV: BH reforça chamado para jovens de 15 a 19 anos se imunizarem

Ararinhas-azuis: ICMBio confirma vírus mortal em 11 aves e aplica multa de R$ 1,8 milhão a criadouro

Preso suspeito de falsificar atestados médicos para policiais penais na Grande BH

Rompimento de adutora deixa família ilhada por risco de eletrocussão em Contagem

Trio suspeito de integrar quadrilha especializada em furtos de casas de luxo é preso em BH