PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Indústria mineira cresce 0,7% em 2025, mas desaceleração preocupa setor

Siga no

A indústria de Minas Gerais registrou crescimento de 0,7% em 2025, resultado abaixo das expectativas iniciais do setor (Fiemg/Divulgação)

Compartilhar matéria

A indústria de Minas Gerais registrou crescimento de 0,7% em 2025, resultado abaixo das expectativas iniciais do setor. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (18/12) pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que apontou a desaceleração da economia, os juros elevados e o quadro fiscal do país como os principais fatores que limitaram um desempenho mais robusto.

Segundo o economista-chefe da Fiemg, João Pio, o ritmo menor de crescimento reflete, principalmente, o enfraquecimento do consumo das famílias, que vinha sustentando a atividade econômica nos últimos anos. “O consumo tem perdido força em função do nível muito elevado da taxa de juros. Com juros em torno de 15% ao ano, o que representa cerca de 10,5% de juros reais, fica difícil manter um ciclo de expansão mais forte, tanto do consumo quanto da produção”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O cenário de juros altos, de acordo com a entidade, está diretamente ligado às incertezas fiscais. Projeções do mercado indicam um aumento expressivo da dívida pública nos próximos anos. A estimativa é que a dívida bruta do governo geral alcance cerca de 92% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030. Para a Fiemg, esse quadro pressiona as expectativas econômicas e contribui para a manutenção das taxas de juros em patamares elevados.

“A situação fiscal se tornou o principal limitador da economia brasileira. É um problema que precisará ser enfrentado pelo governo em 2025 ou 2026 para que o país volte a operar de forma mais normalizada”, avaliou João Pio.

Outro ponto de atenção destacado no balanço é a queda da produtividade. Embora a atividade econômica tenha crescido nos últimos anos, esse avanço foi sustentado quase exclusivamente pelo consumo das famílias, que representa cerca de 64% do PIB. Quando se exclui a agropecuária, setor que tem apresentado ganhos expressivos de produtividade, na casa de 8% , a produtividade da economia brasileira recuou aproximadamente 1,2%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a Fiemg, a perda de produtividade indica um problema estrutural. “O país está perdendo capacidade de gerar riqueza. Produz-se a mesma quantidade utilizando os mesmos insumos, o que não gera ganhos reais”, explicou o economista.

Entre os fatores estruturais estão o chamado Custo Brasil, termo que define o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem a produção e os negócios no Brasil, além da precariedade da infraestrutura, da insegurança jurídica e, no curto prazo, do impacto negativo dos juros elevados sobre investimentos e inovação.

Diante desse cenário, a entidade avalia que a recuperação mais consistente da indústria mineira e da economia brasileira dependerá de avanços na agenda fiscal, da redução sustentável das taxas de juros e de políticas voltadas ao aumento da produtividade e da competitividade do setor produtivo.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mercado

Minas Gerais registra recorde histórico de abertura de empresas em 2025

Cemig prevê plano de investimentos bilionário em 2026

Azul recebe aval da justiça dos EUA para recuperação judicial

Coca-Cola anuncia executivo brasileiro como novo CEO global a partir de 2026

Conecta News: estratégia, pessoas e o papel do RH na era da IA

Vale firma acordo com Glencore para ampliar produção de cobre

Últimas notícias

Greve dos Correios: protesto fecha faixa da Afonso Pena e deixa trânsito lento no Centro de BH

Lula diz que vai barrar PL da Dosimetria: ‘hora que chegar na minha mesa, eu vetarei’

Como reduzir danos nas festas de fim de ano: um guia de saúde e bem-estar

Hemominas consolida produção de colírio feito a partir do sangue do próprio paciente

Cores do Ano Novo 2026: Descubra a cor de cada signo para a virada e seu significado

Quem é Weverton Rocha, senador alvo de operação da PF por desvios no INSS

Quatro bancadas da Câmara acionam STF contra PL da Dosimetria

Palmeiras anuncia a compra de Bruno Fuchs junto ao Atlético

Iron Maiden no Brasil: venda geral de ingressos começa nesta quinta-feira