PUBLICIDADE

Micro e pequenos produtores mineiros marcam presença na COP30

Siga no

Cerâmicas do Vale do Jequitinhonha. (Divulgação Sebrae Minas)

Compartilhar matéria

Micro e pequenos empreendedores de Minas Gerais ganham visibilidade internacional na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém (PA).

Por meio de uma iniciativa do Sebrae Minas, produtos que destacam a sociobiodiversidade e a cultura mineira estão em exposição na loja colaborativa chamada de “Brasil BioMarket, localizada dentro da Green Zone, que é aberto ao público em geral.

Entre os representantes de Minas Gerais estão a castanha de baru da Copabase, o café do Cerrado Mineiro, primeira Denominação de Origem (DO) do Brasil, os bordados e caixas de buriti da marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, a tradicional cerâmica do Vale do Jequitinhonha e os produtos em fibra de bananeira da cooperativa Gente de Fibra.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a participação mineira reforça o papel dos pequenos negócios na agenda global de sustentabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esses empreendedores mostram que é possível gerar desenvolvimento econômico com respeito ao território e ao meio ambiente. Minas Gerais chega à COP30 mostrando que sustentabilidade e identidade caminham juntas, e que a inovação também pode nascer da tradição”, afirma.

As ações reforçam o compromisso da instituição em impulsionar negócios que unem valor econômico, social e ambiental, e que agora ganham destaque no palco internacional da COP30.

Entre os projetos apoiados estão a Rota do Café do Cerrado, que alia turismo e rastreabilidade, o desenvolvimento da marca coletiva Vale do Jequitinhonha, criada para proteger e valorizar o artesanato local, e a iniciativa Gente de Fibra, que transforma resíduos da bananicultura em peças de design e utilitárias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cuidado com golpes! Veja 5 dicas para não cair em fraudes na Black Friday

Congresso adia votação da MP do pacote de socorro a empresas afetadas por tarifaço dos EUA

Minha Casa, Minha Vida: Governo aumenta limite do valor dos imóveis para faixas 1 e 2

Inflação oficial de outubro fica em 0,09%, a menor para o mês desde 1998

Semana Internacional do Café: veja o que foi destaque na SIC 2025!

Cesta básica volta a subir em BH após seis meses de queda

Últimas notícias

Usuários do Gov.br serão avisados sobre vencimento do passaporte

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Líder da bancada ruralista quer incluir ações do MST no PL Antifacção

Cúpula dos Povos traz demandas e reivindicações da sociedade à COP30

Modelo KISS: um método simples para validar produtos e decisões

Endividamento no Brasil: como sair das dívidas e recuperar o controle financeiro

Moda e Economia Criativa: a força que move o Brasil de dentro pra fora

Transformação Digital Humanizada: o novo papel do RH na era da IA

Senior Living: o novo jeito de morar para quem quer envelhecer com qualidade de vida