PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Minas Gerais lidera arrecadação pela exploração mineral no Brasil

Siga no

Minas Gerais lidera a arrecadação pela exploração mineral no Brasil. (Créditos Freepik)

Compartilhar matéria

Minas Gerais ultrapassou o Pará e voltou a ser o estado que mais recolhe os chamados royalties da mineração. Nos últimos três anos, o estado atingiu a liderança na arrecadação da compensação financeira sobre a exploração de riquezas minerais no país, a chamada CFEM.

No ano passado, 3 bilhões e 300 milhões de reais foram recolhidos pela CFEM no estado, quase metade do que foi distribuído no país. Alta é de 4% em relação a 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Números de Minas

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), de janeiro a abril, Minas recebeu 831 milhões de reais por meio da CFEM, o que representa 44% da arrecadação nacional. Os valores de abril vão aumentar, de acordo com a ANM, no balanço final do mês. Outros 38% da CFEM foram destinados ao Pará, segundo a ANM.

Em Minas, o valor é pago por mais empresas que atuam em várias cidades. No Pará, a maior parte do dinheiro fica concentrada em dois municípios produtores. O economista e pesquisador da UFMG, Weslley Cantelmo, cita alguns fatores globais que ajudam a explicar esse resultado.

“Nos últimos anos, temos visto num pequeno ciclo de elevação dos preços do minério de ferro. Vimos também uma flutuação dos preços dos minerais no mercado internacional, situação que se reflete tanto para os estados quanto para os municípios, principalmente para Minas Gerais e Pará. Por isso, temos tido bons resultados na arrecadação”, afirma o economista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Arrecadação visa melhorias

Como a CFEM não é um imposto, e sim funciona como uma compensação paga pelas mineradoras para explorar as riquezas do solo brasileiro, os recursos recolhidos pela União, estados e municípios são destinados a melhorias para a população das regiões mineradoras.

O mestre em direito tributário e membro do Instituto Brasileiro de Direito Minerário, Paulo Honório, explica como esses fundos podem transformar a economia local de cidades mineradoras com projetos de longo prazo.

“Existem estudos que demonstram que o Índice de Desenvolvimento Humano de municípios onde a atividade de mineração é atuante é maior do que a média dos municípios do mesmo estado. E isso melhora a qualidade de vida das pessoas. Então, a política pública pela gestão desses recursos deve beneficiar também as gerações futuras”, afirma.

O economista diz também que esses recursos são emprestados a juros subsidiados para empreendimentos locais no intuito de fomentar a economia local, seja por meio do turismo, dos bens e serviços ou da indústria de transformação de base mineral.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Investimentos públicos

Em Conceição do Mato Dentro, na região Central do estado, um estudo feito pela Fundação Dom Cabral pretende traçar um plano de investimentos públicos provenientes da compensação financeira sobre a exploração mineral para os próximos 20 anos.

Segundo o prefeito do município, Otacílio Neto, parte do montante determinado pela CFEM vai ser usada na construção de escolas em tempo integral, em obras de mobilidade urbana e em ações de saúde.

“Desde o início do ano, estamos desenvolvendo uma série de ações de planejamento. Primeiro, viabilizando a construção do Hospital Regional, incluindo leitos de UTI. Vamos construir mais postos de saúde e estamos reestruturando a nossa UPA também. Então, o CFEM nos ajuda muito a viabilizar tudo isso. A intenção é tornar a cidade uma referência na região”, destaca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño

‘Temos uma seleção brasileira atuando pela vida’, diz tenente dos bombeiros de MG sobre missão na Venezuela

Bombeiros de Minas vão integrar missão brasileira de ajuda à Venezuela após terremotos

Pesquisa aponta rádio como um dos meios mais confiáveis para consumir notícias na Grande BH; ‘a lealdade é intergeracional’

Tamanduás-bandeira se exibem no Parque Nacional da Serra da Canastra e cena encanta

Prefeitura procura novas tecnologias para a limpeza da Lagoa da Pampulha

Últimas notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e vai ao mata-mata da Copa do Mundo

Espanha vence, elimina Uruguai e se classifica em primeiro do Grupo H da Copa do Mundo

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula e envia caso ao STF

Lab-to-Lab Pardini leva inovação e debates sobre medicina diagnóstica ao CBAC 2026

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela

EUA bombardeiam Estreito de Ormuz, após Trump acusar Irã de violação de cessar-fogo

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa