A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta terça-feira (16/9), uma deliberação que autoriza a cobrança de pedágio eletrônico na BR-381. A cobrança será realizada em Caeté (P1), no km 411,850, e João Monlevade (P2), no km 345,270.
A partir do dia 27 de setembro, o usuário que passar por um destes pórticos terá a passagem do veículo registrada automaticamente. Para veículos com TAG nada muda: a passagem será debitada normalmente pela operadora e haverá dois tipos de desconto:
- Auto e Caminhão | DBT- Desconto Básico da Tarifa – 5% de desconto
- Somente Auto | DUF – Desconto de Usuário Frequente – a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o usuário passa a receber descontos adicionais e progressivos sobre a última tarifa paga. Quando atingir a 30ª passagem, o valor com desconto se mantém fixo até o fim do mês.
O motorista que não tiver a TAG no veículo tem também facilidades de pagamento. Em postos com a localização identificada às margens da BR-381, além das bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), totens instalados oferecem a opção de pagar pela passagem (Pix, Crédito/Débito).
No sistema eletrônico, as alternativas são o aplicativo da Nova 381 pelo celular ou pelo site, no Pix e Crédito. Os motociclistas terão passe livre, ou seja, não vão pagar pedágio.