Deputados aprovam federalização da Codemig e da Codemg

Siga no

As duas proposições do governador Romeu Zema (Novo) integram o pacote de adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Luiz Santana/ALMG)

Compartilhar matéria

Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram nesta quarta-feira (2/7), em segundo turno, os projetos que tratam da federalização da Codemig e da Codemge.

As duas proposições do governador Romeu Zema (Novo) integram o pacote de adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A ideia é repassar os ativos à União como forma de amortizar 20% do saldo devedor, estimado em mais de R$ 165 bilhões, e dessa forma obter melhores condições no refinanciamento da dívida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O PL 3.734/2, que autoriza a transferência para a União da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), recebeu 59 votos favoráveis e nenhum contrário. A empresa detém a titularidade dos direitos minerários do nióbio de Araxá (Alto Paranaíba), explorado por meio de sociedade com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Desde 2018, a Codemig é uma subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Por sua vez, a transferência da participação societária na Codemge está prevista no PL 3.735/25, que foi aprovado com 60 votos favoráveis e nenhum contrário. Atualmente, o Estado detém 99,99% do capital da empresa, que incorporou as competências da Codemig e usufrui da sociedade com a CBMM para exploração do nióbio de Araxá.

Mudanças nos projetos

Durante a tramitação em 1º turno, os dois projetos foram aprimorados. As alterações acatadas pelo Plenário incluem a revogação da Lei 23.477, de 2019, a qual autoriza o Estado a ceder direitos creditórios relacionados à Codemig a pessoas jurídicas de direito privado e a fundos de investimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, condicionaram a autorização para a federalização das duas companhias à adesão do Estado ao Propag. Também deixaram explícito que as sedes das duas empresas deverão permanecer em Minas Gerais.

O relator e vice-presidente da Comissão de Administração Pública, deputado Rodrigo Lopes (União), apresentou os substitutivos nº 1 aos dois projetos. Em ambas as proposições, o novo texto mantém os comandos da redação aprovada em 1º turno, mas suprime a possibilidade de cessão do fluxo de dividendos ou direitos creditórios oriundos da Codemig e da Codemge.

O relator também acolheu sugestão do deputado Ulysses Gomes (PT), no sentido de suprimir a possibilidade de privatização da participação societária do Estado nas duas empresas.

Com ALMG

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Kombi pega fogo em posto de combustível e mobiliza bombeiros em Alfenas

Bombeiros resgatam homem preso em árvore após salto de paraglider em Minas Gerais

VÍDEO: Ônibus do cantor Grelo fica preso sob viaduto em Minas

VÍDEO: boi invade supermercado e avança contra açougueiros em MG

Dia do Servidor Público é antecipado em Minas e BH

Minas tem dois azeites em guia de melhores do mundo; confira quais

Últimas notícias

Lance de Gustavo Gómez contra Wanderson leva zagueiro aos assuntos mais comentados do X

‘Dança dos Famosos’: veja quem foi eliminado e a classificação

Fraude no INSS: governo diz já ter ressarcido R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas

Tebet elogia conversa de Lula com Trump e chama de ‘gol’ do Brasil

Previsão do tempo em BH: semana terá calor, nuvens e chuva a partir de quinta-feira

EUA anuncia acordo com China sobre terras raras e soja

Atlético e Cruzeiro têm três dos quatro gols mais rápidos do Brasileirão 2025

‘Grande honra estar com o presidente do Brasil’, diz Trump após encontro com Lula

Cruzeiro homenageia Milton Nascimento no aniversário de 83 anos do cantor