PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Policial penal é condenada por facilitar entrada de celulares em presídio da Zona da Mata

Siga no

A servidora recebeu pena de dois anos e oito meses de reclusão, além de quatro meses e 15 dias de detenção e pagamento de 28 dias-multa (Google Street View/Reprodução)

Compartilhar matéria

Uma policial penal foi condenada pela Justiça à perda do cargo público por facilitar a entrada clandestina de telefones celulares no Presídio de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira. A decisão é resultado de denúncia apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, na “Operação Mecanismo”.

A servidora recebeu pena de dois anos e oito meses de reclusão, além de quatro meses e 15 dias de detenção e pagamento de 28 dias-multa. A condenação também determinou a perda do cargo público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme a legislação penal, a pena de reclusão é aplicada a crimes mais graves e pode ser cumprida em regime fechado, enquanto a pena de detenção é destinada a infrações de menor gravidade e não admite esse regime.

O comparsa da policial penal também foi condenado. Ele recebeu pena de três anos, um mês e dez dias de reclusão, além de cinco meses e sete dias de detenção e 30 dias-multa. Ambos foram responsabilizados ainda por cobrarem vantagens indevidas de familiares de um detento, como condição para permitir o ingresso dos aparelhos celulares no interior da unidade prisional.

De acordo com as investigações do MPMG, em 2021 um preso idealizou e estruturou um esquema para a entrada de celulares na carceragem, contando com a colaboração direta da policial penal que atuava no presídio. O caso revelou a participação ativa de agentes públicos no funcionamento do esquema criminoso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A mesma operação também levou à condenação de outros dois integrantes de uma associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região da Zona da Mata. Eles foram sentenciados a mais de nove anos de prisão, em regime fechado, pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, praticados em São Geraldo e municípios da região, com auxílio de agentes públicos.

A “Operação Mecanismo” foi deflagrada para apurar a existência de um esquema criminoso complexo, formado por policiais penais, outros agentes públicos, presos e terceiros, voltado para a entrada de drogas, celulares e outros materiais ilícitos em estabelecimentos prisionais da Zona da Mata, mediante pagamento de propina e favores indevidos.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Passagens de ônibus ficam mais baratas em Minas Gerais e lideram queda de preços no Sudeste

Morre, aos 62 anos, Baptista Chagas, jornalista que marcou a cobertura política em Minas Gerais

BR-381 é totalmente interditada em Caeté para obras nesta quarta-feira

Prefeitura mineira concede serviços de água e esgoto à iniciativa privada em leilão na B3

‘Finanças de MG estão em ruínas’ e estado é retrato do futuro do Brasil, diz The Economist

Privatização da Cemig não está em pauta no governo de Minas, diz Mateus Simões

Últimas notícias

Menudo anuncia retorno aos palcos após mais de 15 anos e prepara turnê de 50 anos

Dia do Orgulho Autista: saiba quais são os direitos dos alunos com TEA na escola

Casemiro em alta, Endrick em baixa: veja os jogadores mais utilizados por Ancelotti na Seleção

Turismo de aventura tem regras no Brasil, mas falta fiscalização; veja como checar empresas

Portugal aprova novas regras e exige visto prévio para estudantes estrangeiros

CBV cobra repasse de R$ 11 milhões e GDF nega que houve acordo

Minas Summit 2026: resumo do 1º dia do maior evento de inovação de Minas Gerais

Lula volta a Belo Horizonte após três meses para anunciar reforço no atendimento oncológico do SUS

Colômbia bate Uzbequistão por 3 a 1 na estreia da Copa do Mundo