A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta nesta quarta-feira (10) sobre a atuação de um ciclone extratropical no estado. O fenômeno, formado no Sul do Brasil, provoca tempestades, acumulados significativos de chuva e rajadas de vento severas em diversas regiões mineiras.
Ventos e áreas críticas
O Sul e o Sudoeste de Minas são as regiões sob maior risco. A previsão indica rajadas de vento superiores a 120 km/h nessas localidades. Nas demais áreas do estado, os ventos podem ultrapassar os 70 km/h.
Onde vai chover
A instabilidade atinge todo o território mineiro. Os maiores volumes de chuva, com possibilidade pontual de granizo, são esperados para:
- Sul e Sudoeste;
- Zona da Mata;
- Noroeste;
- Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH);
- Oeste de Minas;
- Central Mineira e Vale do Rio Doce.
A previsão indica que o ciclone deve se afastar em direção ao oceano a partir de quinta-feira (11/12), mas os efeitos da instabilidade ainda serão sentidos.
Resposta governamental
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Rezende, afirmou que o Comitê Gestor de Medidas de Prevenção está em condição de atuação imediata. O grupo integra diversas secretarias e o terceiro setor para garantir resposta rápida a possíveis desastres.
Recomendações de segurança
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas durante o temporal:
- Não se abrigue debaixo de árvores (risco de raios e quedas);
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite atravessar áreas alagadas ou enxurradas;
- Recolha objetos soltos em áreas externas (podem ser arremessados pelo vento);
- Emergência: Em caso de problemas, ligue 199.
