Meteoro ou lixo espacial? Luz misteriosa atravessa o céu e intriga morador de Ipatinga

Siga no

Morador de Ipatinga registrou na noite dessa segunda-feira (27/10) a aparição de uma luz misteriosa atravessando o céu da cidade (Imagem cedida à 98)

Compartilhar matéria

Um morador de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, registrou na noite dessa segunda-feira (27/10) a aparição de uma luz misteriosa atravessando o céu da cidade. Em conversa com a Rede 98, Leonardo Werneck conta que não é a primeira vez que ele vê um fenômeno como esse.

“Em maio aconteceu a mesma coisa. Eu tenho o costume de pegar meu filho de 3 anos e ficar com ele na janela. Eu moro no 18º andar, no bairro Veneza, em Ipatinga, e fico com uma visão privilegiada da cidade”, conta ele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Dessa vez, era por volta de 22h, eu fui pegar meu filho no colo para mostrar o céu, a lua, as estrelas… ele gosta muito de ver o céu à noite. E aí, por coincidência, quando eu olho pela janela, vejo um ponto de luz se movendo muito rápido, muito mais rápido que um avião, e percebo um certo rastro, que seria ali uma cauda. Aí eu já pego o celular e começo a gravar”, continuou ele.

Filho de Leonardo, Arthur subiu na cama e ficou pulando ao ver o fenômeno no céu. “Ele fica muito animado, porque não é a primeira vez que vê. Com três aninhos, já é a segunda vez que ele presencia esse tipo de fenômeno”, compartilhou o pai.

A cena, porém, gerou várias dúvidas em Leonardo. “Eu não sei se se trata da popularmente chamada estrela cadente, se é meteoro, meteorito, ou lixo espacial. Eu sei que, por sorte, eu tive a condição de gravar”, comemorou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Especialista explica o fenômeno

Em contato com a reportagem, o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do projeto de monitoramento de meteoros Exoss, ligado ao Observatório Nacional, conta que a luz que intrigou o morador de Ipatinga nada mais é do que lixo espacial de um satélite chinês.

“Esse fenômeno luminoso é devido à reentrada de parte de um foguete chinês lançado em junho de 2024. Esse foguete lançou um satélite chinês que está em órbita. Mas uma parte, vamos dizer, um estágio desse foguete que continuou circulando em torno do nosso planeta, aos poucos foi caindo, espiralando em cada órbita, até que começou a sofrer arrasto atmosférico e reentrou”, explicou ele.

Registro no site do Exoss mostra que o rastro foi visto em outras cidades de Minas Gerais, como Sabinópolis, também na região do Vale do Rio Doce. O objeto também foi avistado em cidades do Espírito Santo, Bahia e Brasília. Não há registros de fragmentos atingindo o solo.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Mineira Daniela Arbex vence Prêmio Jabuti de Literatura com o livro ‘Longe do Ninho’

Onça-parda é encontrada no alto de árvore em quintal no Triângulo Mineiro

‘O mineiro não quer ser governado pela esquerda’, diz Simões sobre Eleições 2026

Avião de pequeno porte cai após tentativa de decolagem no Sul de Minas

Kombi pega fogo em posto de combustível e mobiliza bombeiros em Alfenas

Bombeiros resgatam homem preso em árvore após salto de paraglider em Minas Gerais

Últimas notícias

O fim do referendo da Copasa faz sentido

Dados de 183 milhões de contas do Gmail vazam na web; veja como verificar se sua conta foi afetada

Torcida do Atlético prepara festa com mosaico e mais de 40 mil bandeiras em decisão na Sula

Mateus Simões projeta Zema eleito em 2026: ‘Tem tudo pra ser o 10º presidente mineiro’

Simões credita filiação ao PSD à Kassab, revela detalhes da articulação por vice e projeta eleições

Mateus Simões fala sobre estratégias para escolha de vice

Atlético enfrenta o Del Valle por vaga na final da Sul-Americana; saiba onde assistir

Paraná Pesquisas: Lula lidera todos os cenários de primeiro turno para as eleições de 2026

Recurso de Bolsonaro cita cerceamento de defesa e pede revisão da pena