‘O desafio é levar saúde de qualidade para cada cantinho de Minas’, diz Fábio Baccheretti

Siga no

Compartilhar matéria

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou em entrevista à 98 News, nesta quarta-feira (8/1), que o grande desafio da sua gestão é “levar saúde de qualidade para cada cantinho do estado”. Com quase cinco anos à frente da pasta, ele destacou avanços conquistados desde a pandemia e os próximos passos da saúde pública mineira.

Baccheretti lembrou que assumiu o cargo “num momento muito complicado” e que a continuidade foi fundamental para consolidar políticas estruturantes. Entre elas, o programa Opera Mais, que dobrou o número de cirurgias eletivas realizadas — de 500 mil para 1 milhão por ano. Ele também destacou a expansão do SAMU, a construção de mais de 300 postos de saúde e o avanço dos hospitais regionais, com as primeiras inaugurações previstas para os próximos meses em Divinópolis e no Vale do Mucuri.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre as intoxicações por metanol em bebidas adulteradas, o secretário informou que o primeiro caso suspeito em Belo Horizonte deu negativo e garantiu que o estado está preparado para agir. “Trabalhamos junto com a Polícia Civil e a Secretaria de Justiça para rastrear a origem dessas bebidas. É preciso comprar só de locais com alvará sanitário e denunciar qualquer suspeita”, alertou.

O secretário também falou sobre a campanha de multivacinação, que busca recuperar a adesão entre crianças e adolescentes. “Estamos levando a vacina para dentro das escolas e creches, formando uma geração que entende a importância da imunização”, explicou. Outra aposta da pasta são os ‘vacimóveis’, veículos que circulam por praças e rodoviárias levando vacinação à população.

Com a chegada do período chuvoso, Baccheretti destacou o plano estadual de combate à dengue, com uso de drones para localizar focos do mosquito e aplicação de larvicida. “A morte por dengue é uma morte evitável. O manejo clínico correto salva vidas”, afirmou. Ele encerrou a entrevista destacando a importância do investimento público: “O governador garantiu o mínimo constitucional da saúde, o que nos permitiu transformar políticas em resultados concretos”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Acordo que define reassentamento de famílias às margens da BR-381 será homologado nesta sexta

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

PF desarticula esquema que vendia ‘sonho americano’ por R$ 60 mil em Minas

Minas envia adesão ao Propag e oferece até R$ 96 bilhões em ativos para abater dívida com a União

Privatização da Copasa: deputados aprovam PEC que derruba consulta popular

Deputados trocam empurrões em sessão da ALMG sobre privatização da Copasa

Últimas notícias

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?