A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou, nesta quarta-feira (26/02), a reprodução virtual do acidente que deixou 39 vítimas fatais na BR-116, em Teófilo Otoni, em 21 de dezembro de 2024. As imagens simuladas foram produzidas pelo Instituto de Criminalística do órgão de segurança com apoio da Polícia Técnico Científica de São Paulo.
“O projeto da animação virtual foi realizado mediante análise dos dados e vestígios obtidos após mapeamento tridimensional com escâner a laser 3D e levantamento periciais”, comunicou a Polícia Civil. O vídeo também compara a imagem simulada com uma gravação real feita por uma câmera de segurança.
Além das 39 vítimas fatais, a tragédia no Vale do Mucuri também deixou 11 pessoas feridas. O motorista do caminhão que originou o acidente e o dono da empresa de transportes foram indiciados criminalmente por homicídio. A Polícia apontou que, no momento da colisão, o condutor estava sob efeito de drogas e acima da velocidade permitida. Além disso, ele dirigia com excesso de carga e fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. Já o empresário responderá também por falsidade ideológica em documentos relacionados ao veículo.
Além do caminhão, o acidente envolveu outros quatro veículos. Todas as vítimas fatais estavam no ônibus pertencente à empresa Emtram, que tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Elísio Medrado (BA).