Ao vivo
Rock Insônia

Minas terá linha de cuidado para tratamento de pessoas obesas ou com sobrepeso

Siga no

Obesidade é considerada doença crônica e demanda tratamento multidisciplinar (Arquivo EBC)

Pessoas com sobrepeso ou diagnóstico de obesidade vão contar com atendimento multidisciplinar qualificado nas unidades de Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais e poderão receber encaminhamento para realização de cirurgia bariátrica.

No Dia Mundial da Saúde, celebrado na segunda (7), o Governo do Estado anunciou o lançamento da Linha de Cuidado à Pessoa Adulta com Sobrepeso e Obesidade. Por meio dela, todos os municípios mineiros terão condições de promover ações de promoção à saúde, orientação, prevenção, tratamento clínico, vigilância alimentar e nutricional. A linha vai estruturar a assistência e desenhar o itinerário dos usuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Em junho faremos um seminário para oficializar o lançamento da Linha de Cuidado e vamos iniciar a qualificação dos profissionais de saúde de todos os níveis de atenção e dos gestores municipais de saúde, o que consideramos um passo primordial para que o projeto dê certo”, destaca a técnica da Coordenação de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Atividade Física da SES-MG, Nathália Ribeiro.

“A qualificação é necessária porque, muitas vezes, o usuário chega para ser atendido na Unidade Básica de Saúde e apenas as doenças associadas, como diabetes e hipertensão, são tratadas, enquanto a obesidade não é tratada ou é negligenciada”.

Obesidade é doença crônica e tratamento é multidisciplinar

Dados alarmantes do Atlas Mundial da Obesidade 2025 projetam que 31% da população brasileira esteja obesa, ou seja um em cada três brasileiros estão com sobrepeso. Considerada uma doença crônica, a obesidade pode afetar todas as faixas etárias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares ou articulares, além de diabetes, hipertensão arterial, doenças hepáticas, câncer, problemas renais e asma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Especialistas apontam que o excesso de peso interfere na qualidade de vida e atividades diárias das pessoas, além de contribuir para redução da expectativa de vida e sobrecarga dos sistemas de saúde.

De acordo com Nathalia Ribeiro, as equipes da Atenção Primária vão identificar os pacientes com obesidade e avaliar os encaminhamentos necessários para cada caso.

“Será feita a avaliação antropométrica para identificação do usuário com obesidade, com base no cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e o encaminhamento será feito segundo os critérios definidos na Linha de Cuidado, seja para o atendimento especializado, ambulatorial ou hospitalar”, explica.

Acompanhamento multiprofissional

O projeto prevê assistência longitudinal e multiprofissional ao paciente, cuidado compartilhado, estratificação de risco, abordagem individual, familiar, coletiva e transversal, ações de vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do sobrepeso e da obesidade com orientações sobre alimentação saudável e prática de atividade física.

“No tratamento da obesidade, é essencial esse cuidado longitudinal e multiprofissional, porque esse não é um processo curto. O usuário vai continuar aquele cuidado em saúde por um longo período, abrangendo várias fases e envolvendo diversos profissionais”, detalha Nathália Ribeiro.

Com Agência Minas

Siga no

Atuo há mais de 10 anos com jornalismo digital, formado em Publicidade e Propaganda, acumulo premiações por reportagens diversas. Editor e dev. de produtos digitais na 98.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Acionistas da Petrobras elegem novo Conselho de Administração

Revitalização do Centro de BH promove resgate do orgulho belo-horizontino

Minas Gerais encerra período chuvoso com 27 mortes no estado, segundo Defesa Civil

Feriadão: CDL orienta comerciantes nos dias 18 e 21 de abril

Fiemg e setor produtivo apresentam estudo sobre os impactos do fim da escala 6×1

Comunidade em São Gonçalo do Bação, na antiga ‘Ferrovia do Aço’, recebe projetos de fomento ao empreendedorismo

Últimas notícias

Hulk critica provocação de Zé Ivaldo: ‘Atitude de jogador pequeno’

Atlético é derrotado para o Santos por 2 a 0 na Vila Belmiro e segue sem vencer no Brasileirão

Ex-Cruzeiro, Zé Ivaldo imita galinha ao fazer gol no Atlético

Neymar sente nova lesão na coxa e deixa o jogo contra o Atlético

STJ reafirma direito ao crédito de IPI na aquisição de insumos utilizados na fabricação de produtos imunes

Modelo branco com listras azuis: provável camisa do Cruzeiro vaza na web

El Comandante está de volta: Dinenno reforça o Cruzeiro contra o Bahia

Champions: Arsenal e Inter garantem vaga e completam semifinais

Não falta informação no Graffex