Além dos cardeais que votarão no conclave, a missa que dá início aos ritos de escolha do novo papa também contou com uma mulher brasileira. Andressa Collet leu, em português, a Oração Universal na celebração ocorrida ainda na manhã desta quarta-feira (7). Jornalista, ela é natural da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul.
Andressa vive na Itália há mais de dez anos com o marido e filhos. Nas redes sociais, ela compartilha reflexões relacionadas à espiritualidade e os bastidores do Vaticano, já que atua como correspondente em língua portuguesa para o site Vatican News.
Já na pandemia de Covid-19, Andressa serviu de ponte entre a imprensa brasileira e a realidade local, compartilhando a rotina de Roma durante a quarentena imposta pela circulação do vírus. Em 2024, chegou a conhecer o papa Francisco pessoalmente durante encontro entre o pontífice e jornalistas brasileiros no Vaticano.
Oração Universal
Também conhecida como Oração dos Fiéis, a Oração Universal une os participantes da missa em uma só voz, ou seja, uma só prece. O objetivo é que, coletivamente, os cristãos ali presentes intercedam pelas dores do mundo e pelas esperanças da Igreja. É um rito que expressa a fé coletiva e o compromisso cristão com a humanidade.
O momento em que Andressa Collet lê a Oração Universal, em português, durante a missa que abre o conclave pode ser visto no vídeo abaixo a partir dos 53 minutos.
Confira:
Esta não é a primeira vez que uma brasileira lê a Oração Universal em português no Vaticano. Durante o funeral do papa Francisco, Bianca Fraccalvieri foi a responsável pela leitura da oração. Ela também é jornalista e atua como coordenadora das redes sociais do Vaticano, sendo encarregada junto de uma equipe dos detalhes relacionados ao velório e sepultamento do último papa.