New York Times aponta ‘triunfo da democracia’, mas questiona poder do STF no julgamento de Bolsonaro

Siga no

(Reprodução/New York Times/Victor Moriyama)

Compartilhar matéria

O jornal americano New York Times (NYT) publicou, nesta sexta-feira (29/8), uma reportagem que explora o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de participar de suposta trama golpista após perder as eleições de 2022. Segundo o periódico, caso Bolsonaro seja condenado, o Brasil “terá feito algo que os Estados Unidos não conseguiram: levar um ex-presidente a julgamento por tentar se manter no poder mesmo após a derrota eleitoral”.

De acordo com o NYT, a ação penal contra Jair representa, para muitos brasileiros e estrangeiros, um “triunfo da democracia”. Ao mesmo tempo, a reportagem levanta dúvidas sobre o papel desempenhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo. Segundo o jornal, nos últimos seis anos a Corte assumiu “poderes extraordinários” para enfrentar a “ameaça representada por Bolsonaro e seus ataques às instituições”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesse contexto, o ministro Alexandre de Moraes foi colocado à frente de investigações, ordenando bloqueio de redes sociais, prisões preventivas, operações de busca e apreensão contra apoiadores do ex-presidente e o que o NYT chama de censura a perfis. Segundo o jornal, para críticos, tais medidas representam excessos; para defensores, foram fundamentais para “garantir a transferência de poder”.

A reportagem também aborda a reação internacional, especialmente dos Estados Unidos. O NYT destacou a carta do presidente americano Donald Trump pedindo à Lula que as acusações contra Bolsonaro fossem retiradas. O periódico chamou a carta de “interferência”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em resposta, o governo brasileiro endureceu a defesa da autonomia do Judiciário. O próprio presiente Lula afirmou ao NYT: “O processo deve seguir livremente, sem interferência política. Confio plenamente na seriedade da Justiça”. Ainda assim, sanções americanas contra Moraes ampliaram o debate sobre os limites do poder do STF e a falta de mecanismos de controle sobre seus ministros.

Com base em dados da última pesquisa Quaest, o jornal apontou a divisão de opiniões sobre o caso na sociedade brasileira: 52% acreditam que Bolsonaro tentou um golpe, enquanto 36% discordam. Já em relação a Moraes, 46% apoiam seu impeachment e 43% são contra.

O NYT concluiu que, em Brasília, há uma “sensação de inevitabilidade” quanto à condenação do ex-presidente e que o julgamento testará não apenas o futuro político de Bolsonaro, mas também os limites do Supremo e a capacidade do Brasil de equilibrar a defesa da democracia com a preservação de suas instituições.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nessa quinta-feira (28/8), Bolsonaro também foi destaque na revista britânica The Economist. Nela, o brasileiro é retratado com um chapéu igual ao que usava o “Viking do Capitólio”, um dos invasores do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021. Leia mais sobre a reportagem de capa da The Economist neste link.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Marília Campos celebra investimentos e defende revisões fiscais durante evento com Lula em Contagem

‘Traidor da pátria’, diz Pacheco sobre brasileiro que trabalha contra o país no exterior

‘O Brasil não quer ser tratado como moleque’, diz Lula sobre tarifaço dos EUA

Lula diz que ‘não tem pressa’ para aplicar reciprocidade contra os EUA

Marília Campos faz aceno a Pacheco em evento em Contagem: “representa Minas Gerais no Senado”

Lula sobre possível chapa de Pacheco e Marília para o governo de Minas: ‘Seria imbatível’

Últimas notícias

PROMO: concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x São Paulo, neste sábado (30)

Batida entre carretas interdita BR-040 em Conselheiro Lafaiete

Presidente da COP30 convida setor privado a integrar agenda de ação

Hotmart FIRE: Belo Horizonte recebe um dos maiores eventos de empreendedorismo digital da América Latina

Renê da Silva e delegada são indiciados por morte de gari em BH

Pacheco sai da toca

Especulado no Atlético, Jorge Sampaoli tem conversas com clube da Turquia

Oito pessoas continuam foragidas após megaoperação da Polícia Federal

CRLV 2025 passa a ser exigido a partir de 1º de setembro em Minas