Papa Leão XIV torna santo Carlo Acutis, adolescente conhecido como ‘padroeiro da internet’

Siga no

A cerimônia foi adiada após a morte do papa Francisco (The Vatican News/Divulgação)

Compartilhar matéria

Conhecido como padroeiro da internet, o beato Carlo Acutis será canonizado neste domingo (7/9) pelo papa Leão XIV. A cerimônia havia sido originalmente marcada para 27 de abril, segundo domingo da Páscoa, para coincidir com o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada devido a morte do papa Francisco, em 21 de abril.

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra, e morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006 em Monza, na Itália, após ser acometido por uma leucemia classificada como fulminante. Os primeiros sinais da doença apareceram pouco antes, em setembro. Ele é o primeiro santo do milênio e está enterrado de moletom e tênis da Nike.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Desde cedo, Carlo demonstrou grande habilidade para a informática, dom que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos”, informou o Vaticano, citando Acutis como modelo de santidade na era digital.

O jovem foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020 pelo papa Francisco. À época, o santo padre o descreveu como alguém que “não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Milagres

Foi na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, que ocorreu o primeiro milagre reconhecido oficialmente pelo Vaticano por intercessão de Carlo Acutis, no ano de 2013. O protagonista do que a Santa Sé se refere como cura milagrosa é o brasileiro Matheus Lins Vianna, à época com 3 anos.

Diagnosticado com grave condição no pâncreas, o menino não conseguia se alimentar e apresentava vômitos constantes. “Após intensas orações da família e um toque espontâneo em uma relíquia de Carlo Acutis durante uma celebração, o menino foi curado de forma inexplicável, como atestado por exames médicos posteriores”.

O milagre, aprovado pelo Vaticano em 2020, levou à beatificação de Carlo. Já o reconhecimento do segundo milagre atribuído à intercessão do jovem possibilitou sua canonização: a cura da costa-riquenha Valeria Valverde, 21 anos, que se feriu gravemente após um acidente de bicicleta em Florença, na Itália, em 2022.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seis dias após o acidente, a mãe de Valéria fez uma peregrinação à cidade de Assis para rezar pela cura da filha no túmulo do beato Carlo Acutis, deixando um bilhete escrito. Nesse mesmo dia, Valéria começou a respirar sozinha e, no dia seguinte, recuperou o uso dos membros superiores e recuperou parcialmente a fala.

Ao contrário das previsões médicas, Valéria passou uma semana fazendo sessões de fisioterapia e, no dia 2 de setembro de 2022, dois meses após o acidente, ela mesma fez uma peregrinação ao túmulo de Carlo Acutis, acompanhada da mãe, para celebrar sua cura.

Com Agência Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira

China propõe nova ordem mundial ao lado da Rússia e da Índia

Trump volta a fazer pressão pela demissão de diretora do Fed

Trump volta a defender fim de voto por correio, cédula de papel e identificação de eleitor

Tarifas de Trump: Tribunal dos EUA decide que taxas são ilegais

New York Times aponta ‘triunfo da democracia’, mas questiona poder do STF no julgamento de Bolsonaro

Últimas notícias

Cruzeiro inicia vendas de ingressos para a final do Brasileirão Feminino contra o Corinthians

Defesa de Heleno pede nulidade do julgamento por violação do sistema acusatório

CBF celebra marcas de Casemiro, Marquinhos, Paquetá e Richarlison pela Seleção

Acompanhe ao vivo o segundo dia do julgamento de Bolsonaro no STF

Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem perfuração

Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples de empresas afetadas pelo tarifaço

Concurso 2.909 da Mega não tem acertador e prêmio vai a R$ 33 milhões

Sex Pistols cancela show no The Town e terá Bad Religion como substituto

Sampaoli retorna ao Atlético com comissão técnica de confiança; veja quem são