Elevador da Glória, atração turística de Lisboa, descarrila e deixa 17 mortos

Siga no

O governo brasileiro afirmou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre os mortos (Reprodução/@JosePereira_ME/X)

Compartilhar matéria

Um acidente no Elevador da Glória, uma das principais atrações turísticas de Portugal, deixou ao menos 17 mortos e 18 feridos nessa quarta-feira (3/9) em Lisboa, segundo autoridades locais. Cinco dos feridos estão em estado grave e 13 não preocupam.

Há estrangeiros entre as vítimas, mas o governo brasileiro afirmou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre os mortos. A única a nacionalidade divulgada até agora é a de uma mulher sul-coreana que está entre os feridos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o canal SIC Notícias, os feridos foram levados para três hospitais da capital portuguesa: São José, Santa Maria e São Francisco Xavier. O trânsito na região foi interrompido e a Polícia Judiciária investiga o caso.

Causas do acidente incertas

Uma das principais suspeitas para as causas do acidente envolve a ruptura de um dos cabos do bonde, que descarrilou e se chocou contra um prédio. O sindicato de condutores de bondes, a Fectrans, disse ao canal SIC, que várias queixas tinham sido feitas recentemente sobre a manutenção dos veículos a autoridades municipais. A última delas teria ocorrido em 2022. A Carris, empresa dos trens, diz que as manutenções ocorrem dentro do prazo. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) vai investigar o caso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O funicular liga a Praça dos Restauradores, na cidade baixa, ao Bairro Alto e transporta cerca de 3 milhões de pessoas por ano. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa prestou condolências às famílias afetadas pelo ocorrido. O governo português decretou um dia de luto oficial pelo acidente e o primeiro-ministro Luis Montenegro cancelou seus compromissos públicos.

O bonde amarelo e branco, que sobe e desce uma ladeira íngreme no centro da cidade em paralelo com outro que segue no sentido contrário, estava tombado na estreita rua por onde trafega, segundo canais de televisão portugueses. Suas laterais e a capota estavam parcialmente amassadas e parecia ter colidido com um prédio na curva da rua. Dezenas de socorristas estavam no local.

O bonde tem capacidade para transportar mais de 40 pessoas, sentadas e em pé. É comumente utilizado pelos moradores de Lisboa. Lisboa recebeu cerca de 8,5 milhões de turistas no ano passado, e o bonde é uma atração popular.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

‘Lisboa está em luto’: mineira relata clima na capital portuguesa após tragédia no Elevador da Glória

Morre Giorgio Armani, o ‘rei da moda’, aos 91 anos

Papa Leão XIV torna santo Carlo Acutis, adolescente conhecido como ‘padroeiro da internet’

Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira

China propõe nova ordem mundial ao lado da Rússia e da Índia

Trump volta a fazer pressão pela demissão de diretora do Fed

Últimas notícias

Lula anuncia ‘Gás do Povo’ em BH, sinaliza apoio a IF na Serra e critica Bolsonaro

Sampaoli muda programação e adota treinos em dois períodos no Atlético

Pacheco defende soberania nacional ao lado de Lula em BH: ‘Tentaram dar um golpe nesse país’

Álvaro Damião em discurso para Lula: ‘falamos a língua do povo porque vivemos as dificuldades do povo’

Raul Gil é internado em hospital de São Paulo

Momento brilhante: Kaio Jorge marcou mais gols que Neymar, Memphis Depay e Vitor Roque no Brasileirão

Sigma Lithium supera meta de produção no 2º tri

Frases que destroem a comunicação no trabalho

IA generativa pode afetar 40% dos empregos até 2035