A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil usou uma rede social para orientar que imigrantes em situação ilegal deixem o país norte-americano imediatamente. Em mensagem publicada no X nesta quarta-feira (13/7), o órgão estadunidense usou referências ao filme ‘E.T. — o Extraterreste’, de 1982, e direcionou ao público-alvo: “vá embora agora”.
“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem”, registrou.
Além da legenda, a embaixada usou uma imagem com texto que diz: “Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa. Assuma o controle da sua partida com o CBP Home”. Na arte, o órgão utilizou um frame do filme de Steven Spielberg que apresenta um alienígena, personagem principal da obra cinematográfica.
Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem. pic.twitter.com/gJ46agWXet
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) July 23, 2025
Repercussão
Nos comentários da publicação, usuários do X criticaram o tom adotado pela Embaixada e atacaram o presidente Donald Trump. De acordo com o grupo, as referências usadas pelo órgão serviriam para reforçar o estigma utilizado por trumpistas no ataque contra imigrantes no país. Nos Estados Unidos, parte dos aliados do governo usa a expressão ilegal aliens, ou alienígenas ilegais, para se referir aos imigrantes.
A publicação acontece num contexto em que a Casa Branca tem buscado endurecer regras para entrada de pessoas no país, desde que Donald Trump tomou posse na presidência, em janeiro deste ano.