O encontro entre a vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa quinta-feira (15/01), ganhou novos contornos após a declaração oficial do norte-americano.
Em suas redes sociais, Trump confirmou que recebeu a medalha física da líder opositora venezuelana e não poupou elogios ao ato, classificando-o como um reconhecimento pelo seu trabalho na crise da Venezuela.
Declaração de Trump
Trump publicou a seguinte mensagem: “Foi uma grande honra conhecer María Corina Machado, da Venezuela, hoje. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tanta coisa. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto tão maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María!”
Polêmica com o Comitê
Apesar da troca de gentilezas e da entrega do objeto, o Comitê do Nobel reiterou que a medalha pode mudar de mãos como um presente, mas o título de laureado é intransferível e permanece oficialmente com María Corina.
O gesto simbólico ocorre em um momento delicado, já que Trump mantém uma relação pragmática com a atual presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e já expressou dúvidas sobre a capacidade de liderança de María Corina.
