Ao vivo
Rock Insônia

Papa Francisco morre aos 88 anos

Papa Francisco participou da missa no Domingo de Páscoa - (Vatican News / Divulgação)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Morreu, na manhã desta segunda-feira (21/4), Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. O anúncio foi feito pela Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Por meio das redes sociais, o cardeal Card Farrell postou uma mensagem de despedida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, disse.

Papa Francisco se recuperava de uma grave pneumonia. O religioso ficou hospitalizado por 38 dias.

Intitulado “O papa da misericórdia”, o Vaticano publicou um editorial em que destaca a preocupação do pontífice com “os pobres, a fraternidade, o cuidado com a Casa Comum, o firme e incondicional não à guerra.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Causas da morte

Pela manhã desta segunda-feira, o jornal italiano “Corriere della Sera” anunciou que a causa da morte do pontífice tinha sido um acidente vascular cerebral (AVC). “Um derrame seria a causa da morte do papa Francisco. Nas próximas horas, a Santa Sé emitirá comunicado oficial indicando a causa da morte”, informou o periódico.

Porém, no início da tarde, o Vaticano divulgou que as causas da morte de Francisco foram um AVC combinado a uma insuficiência cardíaca.

Adeus aos fiéis na Páscoa

Um dia antes da sua morte, no domingo de Páscoa (20/4), o papa Francisco apareceu para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, arrancando aplausos e vivas da multidão.

Karine Sanna, mineira que acompanhou a última missa do líder religioso no Vaticano, conversou com a Rede 98 e disse que o papa “parecia que estava se despedindo”.

A mineira disse que ele chegou a andar de papamóvel entre os presentes na cerimônia e abençoou algumas crianças que estavam no local.

“Ele pegou alguns bebês no colo, deu a benção, mas ele já parecia bem fraquinho. Ninguém esperava que ele fosse morrer logo depois da Páscoa. Parece que ele esperou, deu a benção final e depois faleceu”, observou a mineira.

Velório de Francisco

O corpo de Francisco vai ser velado na Basílica de São Pedro durante três dias e, nesse período, os fiéis terão a oportunidade de se despedir do líder da Igreja Católica.

Em testamento, divulgado pelo Vaticano na tarde desta segunda-feira, os últimos pedidos do pontífice para o seu velório foram revelados.

Símbolo de simplicidade, o papa Francisco pediu que seja enterrado em caixão de madeira fora do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O local é dedicado à Maria. O religioso ainda descreveu como deve ser o túmulo: “no chão, simples, sem decoração especial.”

Como vai ser a escolha do novo papa?

Com a morte de Francisco, a disputa dos cardeais de todo o mundo pela liderança máxima da Igreja Católica tem gerado repercussão.

Segundo Luciano Gomes dos Santos, professor de Teologia e Filosofia da Uniarnaldo Centro Universitário, o Conclave, nome dado à eleição do novo papa, pode ocorrer de 15 a 20 dias após a morte do papa. Somente cardeais abaixo de 80 anos podem participar da eleição do novo líder.

No Brasil, os nomes de cardeais brasileiros cotados para substituir o papa Francisco têm movimentado as apostas. Entre eles, está o mineiro dom Raymundo Damasceno Assis, natural de Capela Nova, cidade do interior de Minas, localizada na região do Campo das Vertentes.

Atual arcebispo emérito da Arquidiocese de Aparecida, dom Damasceno tem 88 anos e participou do Conclave que elegeu Francisco.

Luto pelo mundo

No Brasil, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias em homenagem a Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Além de Lula e do vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin, diversos líderes mundiais também postaram mensagens de pesar nas redes sociais pela morte do papa.

Donald Trump, presidente dos EUA, Vladimir Putin, presidente da Rússia, Emmanuel Macron, presidente da França, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia e Barack Obama, ex-presidente dos EUA, foram alguns dos líderes que se manifestaram.

Luto em Minas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se manifestou em suas redes sociais após a morte do papa Francisco. Zema exaltou a humildade e a coragem do religioso, além de relembrar o encontro com o santo pontífice em 2023.

“Com pesar, nos despedimos do Papa Francisco. Líder que enxergou nos mineiros a alma da liberdade e da paz”, publicou o governador de Minas em seu perfil no X, antigo Twitter.

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, também prestou sua homenagem ao papa Francisco, e lembrou dos feitos do pontífice. “O papa nos deixa uma herança para darmos continuidade a um caminho: a Igreja respondendo aos desafios do tempo atual”, ressaltou.

Adeus no futebol

Torcedor apaixonado do San Lorenzo, o papa Francisco foi homenageado pelo clube argentino em vídeo publicado nas redes sociais.

Francisco nunca escondeu seu amor pelo time, e em diversas ocasiões recebeu camisas de representantes da equipe do San Lorenzo. 

Em Minas Gerais, os três principais times de futebol do estado se manifestaram sobre a morte do papa Francisco.

O Atlético disse que o papa “acolheu minorias, priorizou os pobres e promoveu reformas importantes”, enquanto o Cruzeiro manifestamos condolências aos familiares, amigos e admiradores do pontífice. Já o América afirmou que o “legado de humildade, diálogo e compaixão permanecerá para as futuras gerações.”

Siga no

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Condenado por corrupção, cardeal tenta garantir presença no conclave

Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano

Número da carteirinha do time do coração do Papa coincide com sua idade e hora da morte

Velório do papa Francisco será no sábado (26/4)

Entenda como funciona o conclave, ritual que define o novo papa

Papa Francisco: Vaticano divulga primeiras imagens das celebrações de despedida

Últimas notícias

‘Jogo equilibrado’, resume Cuello sobre empate do Atlético com o Caracas

Atlético empata com o Caracas na Venezuela

Lula lança Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Batalha no Graffex: geração X e geração Z

Cruzeiro divulga balanço financeiro do primeiro ano de Pedro Lourenço

Audiência do filme ‘Conclave’ aumenta 283% após morte de papa Francisco

Deputados estaduais aprovam reajuste de salários dos servidores da Justiça, Ministério Público e TCE

Cuca detalha escalação e táticas do Atlético em vídeo vazado antes de jogo na Venezuela

Mesmo sem renovar patrocínios, CBF deve faturar quase R$ 2 bi por ano