Conclave: quando será escolhido o novo papa?

Siga no

Segundo Luciano Gomes dos Santos, professor de Teologia e Filosofia, o conclave pode ocorrer de 15 a 20 dias após a morte do papa (Vaticano/Divulgação)

Compartilhar matéria

Sucesso de bilheteria no mundo todo, o filme Conclave, indicado ao Oscar em oito categorias, levou às telonas os bastidores da disputa dos cardeais pela liderança máxima da Igreja Católica. Com a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4), esse processo está prestes a se desenrolar no Vaticano.

Segundo Luciano Gomes dos Santos, professor de Teologia e Filosofia da Uniarnaldo Centro Universitário, o conclave pode ocorrer de 15 a 20 dias após a morte do papa. Somente cardeais abaixo de 80 anos podem participar da eleição do novo líder e, durante esse processo, eles ficaram isolados na Capela Sistina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A votação é secreta e para que haja eleição do novo papa é necessário 2/3 dos votos. Não há um tempo fixo para que essa escolha ocorra, mas historicamente esse processo ocorre dentro de um a cinco dias. Se o impasse durar, as votações continuam até chegar nesse consenso necessário”, explica o professor.

Sete cardeais brasileiros irão participar do conclave. Um dos nomes mais comentados é o do Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador que foi indicado pelo próprio Francisco para integrar o Conselho de Cardeais, em 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O conclave tem lá a sua surpresa e nós não sabemos, de fato, o que poderá acontecer nos bastidores. Nesse intervalo sem papa, a liderança da Igreja Católica fica a cargo do camerlengo, que nesse caso é o cardeal Kelvin Fahel. Ele vai administrar os assuntos do Vaticano, mas ele não pode tomar nenhuma nenhuma decisão ou nomear bispos. A igreja acaba entrando em um período de espera e oração até que se escolha, por meio do conclave, a nova liderança”, explicou o especialista.

Despedida do papa Francisco

O corpo do papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro durante três dias e, nesse período, os fiéis terão a oportunidade de se despedir do líder da Igreja Católica.

“Depois nós teremos a missa das exéquias, que é o momento de entrega dessa passagem, de celebrar a Páscoa do papa Francisco junto de Deus”, explica o professor Luciano. O camerlengo será responsável, nesse período, por conduzir os ritos de despedida do papa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ele vai retirar o anel de pescador do Papa Francisco, que é o símbolo do serviço e do poder papal. Esse anel é destruído para evitar qualquer falsificação e, depois, é fechado o testamento espiritual do Papa Francisco”, finalizou o professor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

EUA abrem investigação contra o Brasil a mando de Trump por ‘práticas comerciais desleais’

Para câmaras de comércio, tarifa de 50% afeta economia norte-americana

Roscoe alerta para risco fiscal e defende estabilidade para atrair investimentos ao Brasil

Trump diz que tarifas secundárias contra Rússia serão ‘muito poderosas’ e promete armas à Otan

Trump anuncia tarifa de 30% sobre importações da União Europeia e México

Após ‘tarifaço’ de Trump, fundação Cacique Cobra Coral suspende ‘assistência climática’ aos EUA

Últimas notícias

Polícia Civil desmonta laboratório clandestino de medicamentos para emagrecimento em BH

BH oferta mais de 900 vagas em cursos gratuitos de idiomas; veja como se inscrever

A pedido do MPMG, Justiça determina retirada de cancelas em condomínio no Planalto, em BH

Simões fica no partido e Zema é pré-canditado à presidência, garante presidente do Novo

Adversário do Atlético, Bucaramanga sofre com problemas defensivos na temporada

Mais de 1 milhão de aposentados serão ressarcidos por desconto ilegal

Cruzeiro nunca venceu o Fluminense no ‘novo’ Maracanã

Sua imagem vale mais que a cartela de cores

Vem aí! Stranger Things 5 ganha primeiro trailer