Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa nordeste do Japão nesta segunda-feira (8/12). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o tremor às 23h15 no horário local (11h15 de Brasília). O epicentro ocorreu no mar, a 80 quilômetros da cidade de Misawa, com profundidade de 50 quilômetros.
A Agência Meteorológica do Japão confirmou a chegada das primeiras ondas de tsunami à costa do país. O fenômeno atingiu cidades como Mutsu Sekinehama, Urakawa, Erimo e Miyako. O órgão prevê ondas de até 3 metros de altura nas próximas horas.
Autoridades emitiram ordens de evacuação para as regiões de Hokkaido, Aomori e Iwate.
Impacto internacional e governo
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico indicou risco de ondas em um raio de 1.000 quilômetros do epicentro. O aviso inclui a costa sudeste da Rússia. Filipinas e Guam também podem registrar ondas menores.
A primeira-ministra Sanae Takaichi declarou que o governo monitora a situação e prepara respostas. Este é o primeiro grande abalo sísmico registrado desde que ela assumiu o poder em outubro.
O evento é considerado um dos mais fortes no país asiático nos últimos dois anos. Em janeiro de 2024, um terremoto de mesma magnitude (7,6) atingiu a região de Ishikawa e causou 15 mortes.
