Siga no

Ana Paula Portugal em participação na 98 News (98 News/Reprodução)

Ana Paula Portugal em participação na 98 News (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

Julho é tempo de desacelerar, se reconectar com a cidade e cuidar do corpo e da mente. É com essa proposta que a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação gratuita e diversificada nos museus da capital. As atividades vão de oficinas e contações de história até práticas corporais, como yoga.

A iniciativa envolve os seis museus municipais — três localizados na Pampulha e três no Centro — e tem como público-alvo toda a família, “desde a criança até a turma mais experiente”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para explicar como a programação foi organizada, Ana Paula Portugal, coordenadora do Museu Histórico Abílio Barreto, conversou com a 98 News nesta quarta-feira (16/7). Segundo ela, a ideia é valorizar a relação dos museus com o cotidiano da cidade.

“Julho realmente é esse momento de desacelerar, de curtir a cidade. A cidade está super bonita, toda florida. Tá linda nesse tempo gostoso. É uma programação diversa, mas que também enfatiza essa relação dos museus com a cidade, a preservação do patrimônio cultural, essa relação com a natureza, com o bem-estar, com o bem-viver”, explicou Ana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Museu como extensão da cidade

Questionada sobre o desafio de aproximar os museus da população, Ana destacou o papel social das instituições. “A gente tem essa missão, essa função social importante na cidade, de preservação de todo esse patrimônio cultural, desse legado. E o nosso desafio é fazer essa difusão para todos os cidadãos da cidade, né? Para os moradores, para os turistas também.”

Ela ressaltou que os museus municipais possuem setores educativos com programações permanentes e gratuitas. A ideia é atrair novos públicos com atividades que envolvem desde o artesanato até a prática de yoga.

“Todas as programações são gratuitas. A gente faz também atividades que tragam bem-estar, que tragam novos públicos ao museu, que as pessoas entendam que o museu tá ali”, completou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Yoga, oficinas de moda e o pôr do sol

Entre as atividades programadas, estão oficinas têxteis no Museu da Moda, práticas de yoga na Casa do Baile e visitas aos jardins do Museu Casa Kubitschek. A coordenadora destacou a importância de tornar os museus locais de fruição.

“Os museus não são só lugares de coisas velhas, ao contrário. A gente sempre traz discussões de temas contemporâneos. É um movimento mundial: os museus também são lugares do bem-viver.”

Ela citou ainda iniciativas em outros países onde médicos prescrevem visitas a museus como parte de tratamentos de saúde mental. “É um momento de reflexão, de paz. Cada um vai ali dentro da sua bagagem percebendo o que gosta.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma das ações que mais chama a atenção é a Casa 360, uma contemplação do pôr do sol na Casa do Baile. Em meio ao inverno seco de Belo Horizonte, o céu laranja da Pampulha oferece uma experiência visual única.

Como participar

As atividades estão disponíveis nos perfis de Instagram de cada museu e também no Portal Belo Horizonte. Algumas oficinas exigem inscrição prévia, que pode ser feita pelo e-mail [email protected].

“O convite está feito. Você que está com filho ou filha em casa, leve ao museu. Vamos conhecer um pouco da história de Belo Horizonte, de Minas, do Brasil e do mundo”, concluiu Ana Paula.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Congresso fecha apoio a Alckmin e Lula em defesa da soberania nacional

Férias escolares exigem atenção redobrada com riscos elétricos dentro e fora de casa

Mariana se torna capital de Minas Gerais nesta quarta-feira; entenda

Presidente da Câmara de Nova Lima defende plano diretor, integração metropolitana e mobilidade

‘Uma última aventura’: Netflix anuncia 5ª temporada de Stranger Things; veja datas

Manifesto quer formalizar mineração artesanal de gemas em Minas

Últimas notícias

Puxadinho fiscal: a conta que o Brasil não quer pagar

Tesouro em alta: como o custo de capital afeta seus investimentos

Alckmin descarta adiamento e tenta fechar acordo tarifário com EUA até agosto

Nintendo revela atores principais do filme ‘The Legend of Zelda’

Júnior Santos já perdeu mais da metade dos jogos do Atlético na temporada

Quaest: para 72% dos brasileiros, Trump erra ao taxar Brasil alegando perseguição a Bolsonaro

Aposta do RS acerta na Mega-Sena e leva prêmio de R$ 45,1 milhões

Obras na MGC-356, no Belvedere, são adiadas

Acidente entre motos deixa três feridos e trava trânsito na Avenida do Contorno nesta quarta