No Dia da Pizza, comemorado nesta quarta-feira (10/7), a mineiridade ganhou um novo sabor. A marca Iguarias de Minas apresentou oficialmente sua mais nova criação: uma pizza com massa de pão de queijo, recheada com ingredientes típicos de Minas Gerais, como queijo Canastra e linguiça defumada artesanal.
A empreendedora Mariana Machado, responsável pela junção de pizza e pão de queijo, esteve nos estúdios da 98 News para apresentar o produto em primeira mão.
“Nós somos uma empresa de uma fábrica de pão de queijo. Então, além do pão de queijo tradicional, a gente vem tentando produzir outros produtos, outras novidades também com essa iguaria, né, que é a paixão do mineiro, do brasileiro, pão de queijo”, diz.
“E aí, por que não juntar as duas paixões nacionais, né? A pizza e o pão de queijo. Então, é uma pizza que tem a base de pão de queijo, é por isso que a gente fala que é uma pizza mineira. Mas não só a base — os ingredientes também são mineiros e tá bem gostosa.”
Um triângulo de sabor
Batizada de Bandeira das Gerais, a pizza tem o nome inspirado na forma triangular da fatia, uma referência direta ao triângulo da bandeira do estado. Para Mariana, o nome também reforça o protagonismo do pão de queijo como símbolo da identidade mineira.
“O nome Bandeira das Gerais, a ideia é que eu gosto de dizer que o pão de queijo é a bandeira de Minas Gerais, né? Mas a pizza, se você prestar um pouquinho de atenção assim, ela lembra um formato triangular. Então foi uma forma de homenagear a bandeira do nosso estado, né? Que tem o triângulo na bandeira, então por isso esse nome, Bandeira das Gerais.”
A empresa está lançando inicialmente dois sabores:
- Linguiça mineira defumada com queijo Minas artesanal
- Versão vegetariana com queijo Canastra, tomate e pesto de manjericão
“A princípio estamos lançando dois sabores, que é esse de linguiça mineira defumada com queijo Minas artesanal e um outro sabor vegetariano que é tomate, que seria uma versão assim da marguerita. A minerita. É o queijo Canastra, tomate e pesto de manjericão.”
Produto artesanal em escala
A pizza com massa de pão de queijo será comercializada a partir de agosto pelo e-commerce da Iguarias de Minas. Até lá, quem quiser acompanhar o lançamento pode seguir a marca nas redes sociais. Segundo Mariana, o desenvolvimento do produto envolveu um longo processo de testes.
“Como hoje é o Dia da Pizza, a gente veio apresentar essa nossa nova iguaria em primeira mão aqui na 98, mas ela vai ser lançada oficialmente mesmo, começar a ser comercializada em agosto. Tá faltando um pouco no nosso e-commerce. Então, em breve, segue a gente lá no Instagram para vocês ficarem atentos que, quando chegar, a gente vai avisar todo mundo.”
Entre os principais desafios, Mariana cita a dificuldade de manter o caráter artesanal da receita mesmo com o objetivo de escalar a produção:
“Os desafios, eles ainda acontecem, né, no meio do percurso: chegar na textura certa, o ponto certo, a quantidade certa de ingredientes. Foi um laboratório. São muitos testes que a gente faz, porque prezamos muito pela qualidade, por ingredientes frescos — nenhum dos nossos produtos tem essência, conservante. É tudo muito artesanal. Então, produzir algo artesanal a nível comercial é um desafio. Mas é o que a gente quer fazer, porque não queremos expandir e crescer perdendo qualidade.”
Inovação com identidade mineira
Além de explorar o potencial afetivo e cultural do pão de queijo, a pizza da Iguarias de Minas também responde a uma demanda atual do mercado: a busca por alimentos sem glúten e com ingredientes naturais.
“A pizza de pão de queijo é uma proposta, porque tem muita gente hoje intolerante, né? E pessoas que estão querendo tirar o glúten da alimentação, da dieta. Então é uma pizza que vem com essa proposta de ser sem glúten. E é um jeito novo de comer pão de queijo — não só o formato é diferente, a textura é diferente, os ingredientes são diferentes, então o sabor também é diferente. A gente acredita sim que a inovação e a tradição, elas podem e devem caminhar lado a lado.”