PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nova faixa de isenção do IR começa a valer e beneficia quem ganha até R$ 3.036

Siga no

Cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo (Marcello Casal JrAgência Brasil)

Compartilhar matéria

A partir desta quinta-feira (1/5), trabalhadores com renda mensal de até R$ 3.036 – o equivalente a dois salários mínimos – passam a ser isentos do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A mudança, que atualiza a tabela progressiva do IR, representa um alívio no bolso para milhões de brasileiros e cumpre uma das promessas de campanha do presidente Lula. Embora restrita às faixas mais baixas, a medida sinaliza novos passos rumo a uma reforma mais ampla da tributação da renda no país.

A medida confirma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de garantir, durante seu mandato, a isenção no mínimo para quem ganha até dois salários mínimos. Uma primeira atualização da tabela do IR já havia sido sancionada em 1º de maio do ano passado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova atualização deve ser sentida pelo contribuinte no ano que vem, quando for aberto o período de entrega da declaração do IRPF 2026, que leva em consideração os rendimentos recebidos neste ano.

Assim como no ano passado, contudo, as mudanças, ocorrem apenas nas duas primeiras faixas de cobrança. Os demais intervalos da tabela progressiva seguem com os mesmos valores inalterados desde 2015.

De todo modo, quem tiver recebido mais de dois salários mínimos (R$ 3.036) por mês, de maio de 2025 em diante, deverá pagar imposto de renda sobre os rendimentos de acordo com faixas, conforme os dados a seguir:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Base de Cálculo (R$) – Alíquota (%)
Até 2.428,80 – 0
De 2.428,81 até 2.826,65 – 7,5
De 2.826,66 até 3.751,05 – 15
De 3.751,06 até 4.664,68 – 22,5
Acima de 4.664,68 – 27,5

Um projeto de lei com a reforma ampla da tabela do Imposto de Renda, com isenção para quem ganha até R$ 5 mil, foi enviado ao Congresso pelo governo em março e ainda deve ser analisado.

O projeto prevê, por exemplo, compensar a perda de arrecadação com os contribuintes de menor renda por meio da cobrança de alíquotas fixas adicionais para quem ganha acima de R$ 600 mil, progressivamente. Caso haja aprovação neste ano, as novas regras podem valer já a partir de 2026.

Salário mínimo

Neste ano, o salário mínimo foi estabelecido por decreto em R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro. O valor representa um ganho maior do que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado nos 12 meses até novembro de 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presidente Lula sancionou, em dezembro, uma lei que alterou a metodologia de cálculo do salário mínimo.

Pela nova legislação, a concessão de um aumento real em 2025 levou em consideração, além da inflação medida pelo INPC, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) medido nos dois anos anteriores, mas com uma limitação de 2,5%.

Uma das principais políticas de distribuição de renda, o salário mínimo foi criado para limitar o valor mais baixo da remuneração que alguém pode receber em troca de seu trabalho.

O salário mínimo serve também como valor base de benefícios assistenciais e previdenciários pagos pelo governo, como Bolsa Família, aposentadorias, pensões e benefícios de prestação continuada (BPC).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo. Aproximadamente 19 milhões de aposentados e pensionistas recebem o valor do salário mínimo.

Medida Provisória

Apesar do novo mínimo estar vigente desde o início do ano, somente em meados de abril o governo pôde publicar a Medida Provisória (MP) que atualizou o valor da isenção do Imposto de Renda, para que quem ganha até dois salários mínimos voltasse a ser beneficiado, levando em consideração os valores de 2025.

O atraso se deu pela demora do Congresso em aprovar o orçamento deste ano, que foi sancionado apenas em abril, depois de Executivo, Legislativo e Judiciário terem firmado um acordo para garantir maior transparência e rastreabilidade às emendas parlamentares feitas ao orçamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Governo enviará projeto com medidas de ajuste fiscal que deve ter impacto de R$ 60 bi

Reforma tributária: governo propõe transição na cobrança da CBS

Nvidia perde US$ 1 trilhão em valor de mercado em 8 pregões, mais que toda a B3

‘Minas produz mais da metade do café do Brasil’, destaca presidente da Faemg na SIC 2026

SIC 2026: abertura da Semana Internacional do Café celebra 300 anos do produto no Brasil

Fim da 6×1: Supremo definirá regras de transição para a nova jornada até sexta-feira (13/11)

Últimas notícias

‘Selo passa segurança para o comprador’, diz diretor da Federação do café do Cerrado Mineiro na SIC 2026

O imposto do pecado e o setor do agronegócio: alimentos, bebidas e o desafio da cesta básica

Distribuição desigual de lucros entre sócios pode gerar cobrança de impostos, segundo o CARF

Diretora da OIC destaca liderança mineira na produção de café na SIC 2026: ‘maior vocação está em MG’

Homem que gravou vídeo de FHC é indiciado e proibido de se aproximar do ex-presidente

Jonathan Jesus celebra primeira convocação e cita inspirações na Seleção

Congresso prorroga por 60 dias MP que proíbe bets no país

Itália projeta alta de 25% na importação de café brasileiro em 2027, revela presidente da CCIE-MG

Caso Master: Senado aprova convites para ouvir Andrei e ministro da Justiça sobre troca na PF