Novas regras do Banco Central prometem Pix mais acessível e seguro

Siga no

Marcello Casal Jr / Agência Brasil / Arquivo

Compartilhar matéria

O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (3/4), novas funcionalidades do Pix que prometem tornar o sistema mais acessível e seguro.

Entre as novidades estão o Pix parcelado, que já existe em algumas instituições bancárias, e o Pix como garantia para empréstimos. Também está disponível uma nova opção de contestar a devolução de valores transviados após fraudes ou golpes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o BC, as primeiras mudanças começam a ser implementadas em setembro deste ano e finalizam em 2026.

Pix parcelado

O Pix parcelado vai permitir que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pix como garantia

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.

A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Contestação de valores transviados após fraudes ou golpes

Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.

Diferenciação de comprovantes

Desde terça-feira (1º/4), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.

Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Aumento da taxa de juros é estratégia para reduzir consumo no Brasil; explica economista

MG assina acordo que garante mais segurança em áreas de mineração desativadas

‘Fico triste’: Álvaro Damião lamenta cancelamento de etapa da Stock Car em Belo Horizonte

MP Eleitoral pede suspensão de direitos políticos de Nikolas Ferreira e Bruno Engler

Damião confirma reposição das aulas perdidas na greve dos professores de BH

Cerveja de graça! Bar de BH prepara distribuição de chope no Dia Mundial do Rock

Últimas notícias

Atlético voltará para BH durante sequência de jogos contra o Flamengo no Rio; entenda

João Pedro brilha com dois gols e Chelsea elimina o Fluminense do Mundial de Clubes

Cruzeiro inicia conversas para contratar atacante espanhol 

Concorra a ingressos: show do Angra em BH no dia 11 de julho

Cancelamento da Stock Car em Belo Horizonte gera perda econômica para Minas

Empresa alemã perde cápsula que transportava cinzas de 166 pessoas no espaço

CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

Mineradoras x Big Techs: quem lucra mais no cenário global?

Custo da cesta básica cai em BH e em mais 10 capitais brasileiras