Onda de ar polar: entenda fenômeno que deve causar neve no Sul do Brasil

Siga no

Pode nevar em algumas regiões do Sul (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A chegada de uma onda de ar polar no centro-sul e oeste do Brasil deve provocar queda brusca de temperaturas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de “perigo” à saúde por conta do declínio esperado de mais de 5ºC nas médias locais.

Em algumas regiões do sul, pode haver geada e/ou neve – mesmo fora de regiões serranas, conforme a Climatempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O fenômeno deve ser a primeira e uma das mais intensas ondas de frio de 2025 – antes, o País até registrou algumas frentes frias, mas as temperaturas não caíram tanto quanto devem ocorrer agora (leia mais abaixo). A mudança ocorre pouco menos de um mês para o início do inverno, em 20 de junho.

Isso porque, de acordo com a Climatempo, além dessa próxima massa de ar frio ser maior e mais intensa que as anteriores, diferente da maioria de frentes frias que passam pelo País, ela terá características continentais.

Isto é, o ar frio avançará pelo interior da América do Sul e do Brasil, e não em direção ao oceano. Quando o deslocamento é sobre o mar, as massas de ar frio tendem a perder a força.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro fator que intensifica a sensação de frio em ondas polares continentais, segundo a empresa de meteorologia, é que normalmente elas têm pouca umidade – e quanto menor a umidade, maior a sensação de resfriamento.

“São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte”, afirma a Climatempo.

A previsão é de termômetros abaixo de 0°C na região Sul e dos 10ºC no Centro-Oeste e Sudeste. Em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, as temperaturas caem, mas em menor intensidade.

A empresa prevê ainda que o resfriamento poderá acontecer em duas partes, com o ar polar avançando sobre o País em dois pulsos. “Essa situação é bastante comum quando é necessário afastar massas quentes e secas que já estão instaladas sobre o interior do Brasil há vários dias.”

A primeira massa de ar polar chega nesta terça, 27, no Sul, trazendo chuva, e avança pelo País até 30 de maio. A segunda, começa logo no começo de junho, persistindo até o dia 3.

“Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas vão se manter bastante baixas.”

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Trump diz não saber se Putin quer acabar com guerra, e avalia sanções com cautela

‘Gripe aviária é oportunidade para mostrar robustez’, afirma Fávaro

Maior sino do mundo ‘passeia’ por cidades de Minas Gerais e atrai dezenas de fieis

BC lança Pix Automático em evento com Galípolo na próxima quarta-feira em São Paulo

Rodoviária de BH terá vacinação contra gripe nesta quinta

“Fogachos” da menopausa podem estar associados a lesões cerebrais

Últimas notícias

Papa Leão XIV recebe time do Napoli no Vaticano após título italiano

Rubio anuncia restrição de vistos para estrangeiros ‘cúmplices na censura a americanos’

Ancelotti vê partida do Botafogo comendo biscoito famoso do Rio de Janeiro

Forbes França presta homenagem a empresários mineiros no Festival de Cannes

MEI tem até 31 de maio para entregar declaração do Simples Nacional

Imprensa internacional repercute o sucesso das ‘freiras do beatbox’ no Brasil

Yamal renova com o Barcelona até 2031 e terá salário de R$ 16 milhões por mês

Mariana, 10 anos depois: indenização com cara de insulto

Lula indica desembargador Carlos Brandão para vaga no STJ