PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo de Minas entrega Medalha da Inconfidência; Paulo Leite é um dos agraciados

Siga no

Paulo Leite recebeu a honraria das mãos do governador Zema. (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Compartilhar matéria

O governo de Minas realizou, nesta segunda-feira (21/4), a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto. A honraria é concedida anualmente pelo poder público estadual a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais.

Presidindo a cerimônia, o governador Romeu Zema (Novo) enalteceu o compromisso de Minas com valores históricos, a democracia e a luta pela liberdade. O chefe do executivo estadual citou a importância da cidade que sediou o evento nesse processo: “Hoje, ao celebrarmos mais um Dia da Inconfidência Mineira, quando transferimos simbolicamente a capital do Estado para a histórica e heroica Ouro Preto, reverenciamos o espírito valente e presente no coração de todos os mineiros”, destacou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A cerimônia agraciou 171 pessoas e instituições na edição deste ano. A premiação foi dividida em 4 designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), concedido para Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados.

O líder da Casa do Poder Legislativo em Brasília foi o mais jovem deputado federal eleito no país, aos 21 anos, com mais de 86 mil votos. Em discurso na cerimônia, Hugo enalteceu Minas Gerais no processo de busca pela independência nacional: “Os inconfidentes se insurgiram contra esse sistema, que tudo cobrava e nada devolvia. Sonhavam com um país livre, mas também justo. Um país que pudesse se beneficiar da riqueza que ele mesmo produziu”, concluiu.

Homenagem ao papa

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência sofreu alterações devido ao decreto de luto oficial vigente no estado pelo falecimento do papa Francisco. A premiação, portanto, não teve a execução de músicas e as bandeiras de Minas Gerais e do Brasil foram hasteadas a meio mastro. Foi realizado, ainda, na Praça Tiradentes, um minuto de silêncio em memória ao pontífice.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Zema falou com pesar sobre a despedida do líder da Igreja Católica e destacou o legado do argentino para a humanidade: “O papa Francisco foi mais que um líder religioso, mas um símbolo de esperança, simplicidade e justiça social. Seu legado permanecerá vivo na memória dos que acreditam em um mundo mais fraterno e solidário”, homenageou o governador.

Paulo Leite recebe a honraria

O jornalista e apresentador da Rede 98, Paulo Leite, foi um dos agraciados da cerimônia. A Medalha da Inconfidência foi entregue pelas mãos de Romeu Zema.

“Estou muito feliz de ter sido homenageado. Coroou a minha vida. Queria agradecer os meus colegas de trabalho porque se eu não tivesse vocês, eu não teria chegado onde cheguei. Obrigado também aos ouvintes da 98, que me assistem e me ouvem”, disse o jornalista.

Paulo Leite também exaltou o poder público estadual e comentou sobre a relação com Zema: “Fui o primeiro que entrevistou o governador na mídia em Belo Horizonte e, desde aquele momento, converso muito com ele. Não escondo a minha admiração pelas qualidades da gestão do governo Zema. Ele foi muito carinhoso comigo e eu fiquei muito feliz”, concluiu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Venda da Copasa: oposição aciona STF para suspender fim do referendo

Privatização da Copasa: projeto avança em nova comissão e já pode ir a plenário

VÍDEO: Caminhão desgovernado atinge carros, bate em casa e motorista escapa por pouco em MG

Gasmig inicia fornecimento de gás natural pelo mercado secundário em Minas Gerais

BDMG e instituição italiana firmam acordo para financiar café sustentável em Minas Gerais

Receita Estadual fecha gráfica clandestina que abastecia rede de falsificação de sapatos em Minas

Últimas notícias

Com impacto bilionário, Senado aprova aposentadoria especial de agentes de saúde

Estudo sugere que Pedro Álvares Cabral não aportou em Porto Seguro ao chegar ao Brasil

Diesel por R$ 7 milhões e Apple por R$ 80: leilão da Receita começa nesta quinta-feira

Jogadores do Atlético integram ‘time ideal’ da Copa Sul-Americana 2025

Após prisão de Bolsonaro, PL pressiona por votação da anistia no Congresso

Senado: Jorge Messias será sabatinado em dezembro para vaga no STF

Trump afrouxa tarifaço após desgaste político, e Brasil colhe os frutos

STM deverá julgar perda de patente de Bolsonaro e militares condenados

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995