Voltam a funcionar a partir da próxima terça-feira (11/3) sete praças de pedágios que estavam desativadas na BR-040, em MG. O trecho, entre Belo Horizonte e Cristalina, em Goiás, anteriormente estava sob a concessão da Via 040 e agora será de concessão da Via Cristais.
Em Minas Gerais, os pedágios ficam em Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo, e Capim Branco (Sete Lagoas). O valor das tarifas variam entre R$ 11,30 e R$ 15,50, sendo o maior valor praticado em Sete Lagoas. Esse, inclusive, é o maior valor cobrado em todo o estado.
O preço praticamente dobrou em relação ao praticado anteriormente no mesmo trecho. Segundo o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, em evento realizado na manhã desta segunda em Contagem para apresentação do projeto, o motivo do aumento é o investimento maior.
“É o valor de uma tarifa de investimento. O valor anterior não tinha investimento. Então eu pergunto pro usuário e a grande maioria defendeu o projeto porque sabiam que a concessão anterior não entregava aquilo que eles esperavam. Então hoje não temos valores compatíveis com os investimentos que serão realizados”, afirmou o diretor.
Questionado se existe a possibilidade de renegociação de preços, Guilherme descartou a possibilidade, mas destacou que os motociclistas não pagarão nas praças. Além disso, segundo ele, há algumas políticas de desconto que podem fazer o preço ser parecido com o que era praticado anteriormente.
“Não (renegociação dos valores). Porque o governo Federal cumpre contratos. O que nós temos é o seguinte: nossos leilões tem isenção de motocicletas, ao contrário do leilões do estado de Minas Gerais. Ou seja, motociclistas não pagam. Nós temos um desconto para quem utiliza as tags de cobrança automática de 5% e temos desconto hora-frequente. Quanto mais o usuário utiliza a rodovia, ele vai chegar a ter 70% de desconto. Praticamente o valor da tarifa anterior com os investimentos sendo realizados”, concluiu.
O governador Romeu Zema (Novo) também esteve presente no evento e comemorou a concessão de uma das principais vias do estado, destacando que esse seria o melhor caminho para as estradas mineiras.
Plano dos 100 dias

O plano inicial apresentado nesta segunda, de 100 dias, prevê obras iniciais de revitalização, sinalização, reparos em drenagem, modernização e outros. Entre as medidas, já está o reparo de cerca de 1.000 buracos mapeados no trecho que já estão sendo tampados pela empresa responsável.
Além disso, nesse primeiro momento a ideia é ter movimentos emergenciais, para melhorar a condição da rodovia e diminuir o número de acidentes. Além disso, já estão rodando ambulâncias com equipamento CTI e UTI móvel, guinchos e viaturas.
Além das mudanças iniciais, no primeiros sete anos de concessão, estão previstos cerca de R$ 3,8 bilhões em investimentos.