Cinquenta e seis pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparecem entre os mais citados do mundo em 2024, de acordo com ranking publicado em agosto último. O levantamento, elaborado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mede a visibilidade e o impacto da produção científica de instituições de todo o mundo.
O indicador central, conhecido como c-score, avalia o impacto das publicações científicas com base nas citações recebidas, considerando também o número de coautores e a posição de cada pesquisador em cada artigo. Segundo o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis, “é motivo de orgulho saber que a Universidade produz ciência de qualidade e com visibilidade mundial”.
Atualizada anualmente, a lista inclui os 100 mil pesquisadores mais citados em geral e os 2% mais citados de cada subárea do conhecimento. “O que distingue o indicador composto [c-score] de outros indicadores de impacto científico é que ele não apenas conta as citações que os trabalhos receberam em outros artigos, mas também pondera pelo número de coautores e valoriza mais as publicações como autor único, primeiro autor e último autor”, explica Reis.
Extensão
O ranking utiliza dados de mais de 200 mil autores em 22 áreas e 174 subáreas do conhecimento. O banco de dados, hospedado no repositório Mendeley Data da Elsevier, é de acesso público e permite que pesquisadores de todo o mundo verifiquem seu próprio desempenho.
Para o pró-reitor, a maior utilidade da classificação é propiciar que cada indivíduo “conheça seu próprio indicador composto e o compare com a distribuição mundial dos pares na mesma subárea”.
Todavia, alerta Reis, o c-score não deve ser considerado isoladamente, nem para comparar universidades e centros de pesquisa. “Pois não contempla fatores como o tamanho da instituição, o número de pesquisadores em tempo integral e a proporção de pesquisas em cada área e subárea do conhecimento”, aponta.
No Brasil, 1.461 pesquisadores foram incluídos na lista, representando 0,6% do total mundial, e colocando o país na 24ª posição global em 2024.
Sobre o ranking
O estudo, intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, foi baseado em dados da plataforma Scopus até 1º de agosto de 2025. O levantamento considera tanto o impacto acumulado ao longo da carreira dos cientistas quanto a influência das citações recebidas apenas em 2024.
Acesse o estudo completo aqui.
Pesquisadores da UFMG listados no ranking
- Deborah Carvalho Carvalho Malta
- Herman Sander Mansur
- Ado Jório
- Antônio Lúcio Teixeira
- G. Wilson Fernandes
- Antonio L. Ribeiro
- R. A. S. Santos
- Marcos A. Pimenta
- Mauro Martins Teixeira
- Britaldo Silveira Soares-Filho
- A. T. Oliveira-Filho
- Ana Cristina Simões E Silva
- Francisco Eduardo Costa Cardoso
- Luiz Gustavo Cançado
- Silvério F. Visacro
- Adriana S. Franca
- Míriam Cristina Santos Amaral
- Bruno Ramos Nascimento
- M. F. Lima-Costa
- Alexandra A. P. Mansur
- Brian V. Street
- Antonio Horta Ribeiro
- Lucas Guimarães Abreu
- Roberto B. Figueiredo
- Marco Túlio De Mello
- Fernando M. Reis
- Luiz Henrique Rosa
- Victor Rezende Moreira
- Carlos Augusto Rosa
- Heloísa De Oliveira Beraldo
- Fabricio Benevenuto
- Ricardo Santiago Gomez
- Fernando De Oliveira Costa
- Luiz Carlos Alves De Oliveira
- Paulo Caramelli
- Jacqueline Aparecida Takahashi
- Luiz Renato De França
- Elder Antônio Sousa Paiva
- Frédéric Jean Georges Frézard
- Tarcília Aparecida Da Silva
- Ângelo de Fátima
- Eduardo Nunes da Silva Júnior
- Maria Carmo Pereira Nunes
- Carolina Cavaliéri Gomes
- Saul M. Paiva
- Carolina Castro Martins
- Karina Braga B. Gomes
- Vinícius Gonçalves Maltarollo
- Benito Soto-Blanco
- Márcia Mendonça Carneiro
- Geovanni Dantas Cassali
- Luiz Cláudio Almeida Barbosa
- Renato De Lima Santos
- Renato De Lima Santos
- Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli
- Antonio Eduardo Clark Peres
Com informações de Cedecom – UFMG