Mais da metade dos brasileiros desaprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (29/12). A pesquisa mostra que 50,9% desaprovam a gestão federal, enquanto 45,6% afirmam aprovar o governo. Não souberam ou não responderam 3,5% dos entrevistados.
O resultado mostra que houve oscilação negativa na aprovação quando comparado ao levantamento anterior, feito em novembro. Na pesquisa passada, o governo era aprovado por 45,9%, e a desaprovação se mantinha em 50,9%.
Leia também: PT lidera preferência com 24% e PL bate recorde histórico; veja números
Metodologia
O Paraná Pesquisas informou ter ouvido 2.038 eleitores, em 163 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre 18 e 22 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O instituto também mediu a avaliação do governo Lula. Para 32,7%, a administração petista é ótima ou boa; 23,1% avaliam como regular, e a maior parte, 42,8%, considera a gestão ruim ou péssima. Não soube ou não opinou 1,4%.
Eleições 2026
Embora a avaliação e aprovação sejam negativas, Lula lidera todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. Ele aparece à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Apesar da vantagem no primeiro turno, Lula aparece em empate técnico com Jair Bolsonaro e Flávio nos cenários de segundo turno. (Com Agência Estado)
