PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fuad Noman derrota Bruno Engler e é reeleito prefeito de BH

Por

Siga no

Júnia Garrido_Campanha Fuad Noman

Compartilhar matéria

O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSB), foi reeleito neste domingo (27) no segundo turno das eleições municipais na capital mineira. Ao todo, Fuad recebeu 53,73% dos votos (670.574 ao todo), contra 46,27% de Bruno Engler (577.537 votos).

Votaram nulo 4,56% dos eleitores da capital (60.865 votos totais), enquanto os votos em branco somaram 3,41% (45.491 votos totais).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O resultado saiu às 19h10. Com 96,07% das seções totalizadas, Fuad teve a vitória matematicamente confirmada, com 53,76% dos votos válidos (643.074 votos totais), derrotando o deputado estadual Bruno Engler (PL), que contabilizou 46,24% (553.223 dos votos totais).

O vereador Álvaro Damião (União Brasil) foi eleito vice-prefeito na chapa vencedora. Fuad concorreu à reeleição pelo PSD e contou com o apoio da maior coligação partidária entre os candidatos de BH, com sete partidos participantes: PRD, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Avante e Agir.

A disputa pela prefeitura foi acirrada até os últimos dias do segundo turno, embora Fuad tenha liderado as pesquisas de intenção de voto desde o início da fase final da campanha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao longo de toda sua campanha, o prefeito reeleito evitou o confronto direto com adversários. Sua principal estratégia foi destacar ações que realizou durante o mandato atual. O prefeito também quis ser conhecido como alguém que supera desafios, já que continuou trabalhando mesmo durante o tratamento contra um câncer diagnosticado no ano passado.

Fuad, que era vice de Alexandre Kalil (Republicanos), chegou ao cargo em 2022, com a renúncia do então prefeito para concorrer ao governo do estado, reforçou que não considerou a ida de Kalil para o Republicanos e o apoio a Mauro Tramonte no primeiro turno como uma ruptura na relação entre os dois.

Quem é Fuad Noman, prefeito reeleito de BH

Fuad Noman é economista e já passou por cargos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Nascido em BH em 30 de junho de 1947, o candidato de 77 anos acumula passagens pelo Banco Central do Brasil, Ministério da Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional.

Fuad também foi secretário da Fazenda durante o primeiro mandato de Aécio Neves como governador de Minas Gerais, de 2003 a 2007, e secretário de Transporte e Obras Públicas no segundo mandato, de 2007 a 2010.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na administração do governador Antonio Anastasia, Noman foi secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos. De 2017 a 2020, foi nomeado secretário de Fazenda de Belo Horizonte, durante a administração de Alexandre Kalil, e nas eleições municipais de 2020 foi eleito vice-prefeito ao lado de Kalil.

Diagnóstico

Em julho deste ano, Fuad anunciou que foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, um câncer que tem origem nas células do sistema linfático. O prefeito de BH revelou que já havia iniciado o tratamento, tendo passado inclusive por uma cirurgia, e que não pretendia fazer nenhuma mudança na rotina de atividades como prefeito e na campanha à reeleição.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Especialista vê ingenuidade em comercial da Havaianas

Governo Federal autoriza desembarque de Minas Gerais do RRF e adesão ao Propag

Com o mandato cassado, Eduardo Bolsonaro não pode ter passaporte apátrida, mas pode voltar ao Brasil

Brasil não assina comunicado sobre Venezuela liderado pela Argentina

Ministro Flávio Dino barra projeto que retomaria ‘orçamento secreto’ no Congresso Nacional

Dilma Rousseff receberá indenização de R$ 400 mil por ter sido vítima de perseguição na ditadura

Últimas notícias

Com impacto de R$ 4 bi, Anglo American é referência em capacitação e fortalecimento de fornecedores na mineração

Técnico do Atlético detalha uso da base no início do Campeonato Mineiro

Filipe Luís e Abel Ferreira entram na lista dos 10 melhores técnicos do mundo em 2025

Não vem! Talleres encerra negociações com o Atlético por Matias Galarza

Estudo aponta que consumo de cannabis triplicou entre público feminino no Brasil

Copa do Brasil 2026: Minas Gerais tem equipes e fases definidas; Confira

Emive diz que 12 funcionários ainda estavam no prédio quando começou o incêndio na Raja Gabaglia

Cruzeiro: Pedro Lourenço admite interesse em Gerson, do Zenit

Pesquisa mostra baixa adesão à vacina contra o HPV