Lula vê conversa com Trump como passo para ‘restauração das relações amigáveis’

Siga no

A ligação, que durou cerca de 30 minutos, marcou uma reaproximação entre os dois líderes (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta segunda-feira (6/10), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação, que durou cerca de 30 minutos, marcou uma reaproximação entre os dois líderes e a tentativa de restaurar as relações históricas entre Brasil e Estados Unidos.

Nas redes sociais Lula disse que a conversa foi uma oportunidade para “restaurar as relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. O presidente destacou a boa relação pessoal que manteve com Trump desde o encontro entre os dois, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante o diálogo, Lula lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos registram superávit na balança de bens e serviços. O brasileiro solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais e o fim das medidas restritivas impostas contra autoridades brasileiras.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad”, informou Lula.

Lula e Trump também discutiram um possível encontro presencial. O presidente brasileiro sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), em 2025. Lula também se mostrou disposto a visitar os Estados Unidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu e o presidente Trump trocamos telefones para estabelecermos uma via direta de comunicação. Estavam comigo na conversa meu vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim”, finalizou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

‘Nossos países se darão muito bem juntos’, diz Trump sobre conversa com Lula

Lula fala com Trump por videochamada na manhã desta segunda

Primeira Turma do STF mantém Moro réu por sugerir que Gilmar Mendes vende sentenças

MPF questiona mineração de lítio no Jequitinhonha

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil: saiba quais deputados faltaram à votação

Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Últimas notícias

Meia Everton Ribeiro revela diagnóstico de câncer na tireoide

Filho de Buffon estreia na Série A aos 17 anos; veja outros ‘herdeiros’ em atividade no futebol

Incêndio em prédio abandonado mobiliza bombeiros na Pampulha

Cruzeiro confirma fratura na costela de Matheus Henrique

Reduflação: você paga o mesmo e leva menos

Os 3 C’s da comunicação: clareza, concisão e conexão

Síndico é profissão? Entenda o debate sobre a regulamentação em Brasília

Risco de crédito: o alerta dos casos Americanas, Ambipar e Braskem

O crime do metanol e o custo humano da ineficiência estatal