Em entrevista concedida ao jornal norte-americano The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o tarifaço de Donald Trump e sua relação com o presidente dos Estados Unidos. A matéria, publicada nesta quarta-feira (30/7), define Lula como a principal “pedra no sapato” de Trump.
“Tenham certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”, disse Lula. “Trato a todos com muito respeito. Mas quero ser tratado com respeito”, declarou ele na entrevista.
Durante a entrevista, Lula defendeu a soberania nacional e disse que Trump talvez não saiba que, no Brasil, “o Judiciário é independente”. As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos começam a valer nesta quinta-feira (1º/8).
“Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande”, disse Lula. “Conhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos a dimensão tecnológica dos Estados Unidos. Mas isso não nos deixa com medo. Nos deixa preocupados”, completou.