O presidente Lula se manifestou contrário à destituição do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu o impeachment de senadores e deputados que obstruíram os trabalhos no Congresso Nacional nesta semana. A fala ocorreu nesta sexta-feira (8/8), durante evento em Rio Branco, no Acre.
Segundo Lula, os congressistas envolvidos no protesto seriam “verdadeiros traidores da pátria”. “Você, [senador Sérgio] Petecão, por favor, não assine pedido de impeachment do Alexandre Moraes, porque ele está garantido a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado”, disse o presidente.
O pronunciamento ocorre em meio a uma semana marcada por tensões entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com protestos e tentativas de bloqueio das atividades parlamentares.
Lula também voltou a defender a soberania nacional. “O governo brasileiro não quer ser superior a ninguém, mas não aceita ser inferior a ninguém. O presidente dos Estados Unidos precisa aprender a respeitar a soberania do nosso país, assim como a autonomia do Poder Judiciário brasileiro”, declarou.
“Quero dizer a vocês que o governo brasileiro vai garantir que nossos exportadores não sofram prejuízos neste país”, finalizou o presidente.