Milei diz que vitória nas eleições legislativas marca a ‘construção de uma Argentina grande’

Siga no

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou o resultado das eleições legislativas realizadas neste domingo (Reprodução/@javiermilei/Instagram)

Compartilhar matéria

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou o resultado das eleições legislativas deste domingo (26/10), dizendo que a vitória de seu partido, A Liberdade Avança (LLA), marca a “construção de uma Argentina grande”. Com 96% das urnas apuradas, o partido governista conquistou 40% dos votos contra 31,6% do peronismo, a principal força opositora no Congresso.

Com a estimativa parcial, o governo leva 64 assentos na Câmara de Deputados contra 31 de Força Pátria, principal partido peronista Estavam em jogo 127 assentos. No Senado, o LLA soma 12 novos nomes entre os 24 que estavam em disputa. O mapa exibido pelo ministério do Interior na contagem dos votos mostra quase todo o mapa argentino com a cor libertária. “Que linda fica a Argentina de violeta!”, disse Milei a seus apoiadores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É um dia histórico. O povo argentino decidiu deixar para trás cem anos de decadência e continuar no caminho da liberdade”, acrescentou o presidente, afirmando que hoje “a Argentina é reconhecida no mundo inteiro pelo que fizemos nos últimos anos “

“Estamos comprometidos em fazer a Argentina o país mais livre do mundo”, continuou Millei. “Agora sim, podemos marcar essa vitória. Vamos poder sentar e discutir uma Argentina distinta, uma Argentina que nem se imagina hoje em dia.”

O resultado surpreendeu. No começo de setembro, Milei havia sofrido uma dolorosa derrota de 14 pontos porcentuais para o peronismo na província de Buenos Aires, considerada um termômetro do clima nacional, mas o libertário virou o jogo e derrotou os peronistas nas eleições deste domingo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Os argentinos mostraram um ‘basta ao populismo’. Populismo nunca mais”, afirmou ao público que acompanhava seu discurso de vitória.

“Estamos comprometidos a fazer a Argentina o país mais livre do mundo. Vamos cumprir o contrato eleitoral que fizemos com todos que nos elegeram e os que não também”, declarou Milei, prometendo impulsionar novos projetos em um Congresso mais alinhado aos seus interesses.

O partido do governo venceu em 16 das 24 províncias argentinas. São elas: Tierra del Fuego, Chubut, Rio Negro, Neuquén, Província de Buenos Aires, Cidade de Buenos Aires, Mendoza, San Luis, Córdoba, Entre Ríos, Santa Fé, Misiones, Chaco, Salta, Jujuy e La Rioja.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil

Tebet elogia conversa de Lula com Trump e chama de ‘gol’ do Brasil

Hugo Motta elogia encontro entre Lula e Trump na Malásia

Prazo para Bolsonaro recorrer no STF vai até segunda-feira; veja os próximos passos

Lula se retrata após chamar traficantes de vítimas de usuários de drogas: ‘frase mal colocada’

Defesa de Mauro Cid pede ao STF extinção da pena por tentativa de golpe

Últimas notícias

Leonardo Jardim desabafa após empate e diz repensar permanência no Brasil

Preço dos combustíveis cai em BH e região após anúncio da Petrobras

Avião de pequeno porte cai após tentativa de decolagem no Sul de Minas

Semana será de chuva e altas temperaturas em BH; veja a previsão

Serviços, metrô, parques e clima: o que você precisa saber nesta segunda-feira em Belo Horizonte

Em partida de lances polêmicos, Cruzeiro e Palmeiras ficam no 0 a 0

Lance de Gustavo Gómez contra Wanderson leva zagueiro aos assuntos mais comentados do X

‘Dança dos Famosos’: veja quem foi eliminado e a classificação

Fraude no INSS: governo diz já ter ressarcido R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas