O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (14/4) a nova secretária de Educação da cidade. A pasta passará a ser liderada por Natália Araújo, que foi subsecretária de Planejamento, Gestão e Finanças na Educação, entre entre 2017 e 2022, e desde então era assessora especial na PBH.
Ela é professora universitária, com passagens por instituições como Estácio, Una, Newton Paiva e PUC-Minas. Também tem passagem pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), onde foi diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo e Chefe de Gabinete da Presidência da instituição.
“Natália é uma pessoa que Belo Horizonte conhece, que todos nós conhecemos. professora, acadêmica, mestranda. Ela tem todo o conhecimento que Belo Horizonte precisa e merece nesse momento, para melhorarmos a qualidade da educação infantil na nossa capital”, disse Álvaro Damião.
Ela assume o lugar de Bruno Barral, que foi exonerado no início de abril, após ter sido alvo da 3° fase da operação Overclean, da Polícia Federal, que investiga uma organização criminosa suspeita de fraudes licitatórias, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos. Os crimes pelos quais ele é investigado correspondem ao período entre setembro de 2017 e novembro de 2018, época em que foi secretário municipal de Educação, de Salvador na Bahia.
Em 2024, Natália ainda chegou a ser candidata à vereadora pelo PSD, partido do ex-prefeito Fuad Noman. Ela teve 3.921 votos e não chegou a ser eleita.
“A gente tem uma caminhada juntos na educação há muitos anos. Então, nesses anos todos, eu pude aprender muito com ele (Alvaro Damião), a ter um olhar voltado sempre para as comunidades, para as famílias mais vulneráveis e para as crianças em risco por falta de oportunidades educacionais”, declarou a nova secretária.