A antiga Praça da Independência, localizada entre os prédios do Conjunto Sulamérica-Sulacap, na avenida Afonso Pena, agora se chama Praça Fuad Noman. O projeto de lei que formaliza a mudança foi sancionado nessa terça-feira (22/7) pelo prefeito Álvaro Damião, durante cerimônia na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.
A proposta foi o primeiro projeto de lei enviado ao Legislativo por Damião após assumir o cargo, em abril deste ano. Fuad Noman morreu aos 77 anos em 26 de março deste ano.
Reconhecimento ao legado
“Preservar memória e honrar o legado do ex-prefeito são compromissos que eu não abro mão. A dedicação à cidade de Belo Horizonte, o legado de trabalho e compromisso com a população seguem vivos na memória de todos”, afirmou Álvaro Damião.
Durante a solenidade, a viúva de Fuad, Mônica Drummond, recebeu um quadro com o suspensório usado pelo ex-prefeito no dia da eleição de 2024 e uma camisa do Atlético, time de coração de Fuad. Também foi entregue uma réplica da nova placa da praça, já instalada no local.
“Me sinto muito honrada com essas homenagens, já que Fuad dedicou sua vida à Prefeitura de Belo Horizonte, ao povo da cidade e ao Clube Atlético Mineiro”, disse Mônica.
Praça revitalizada
A nova Praça Fuad Noman integra o projeto Centro de Todo Mundo, que tem como meta tornar o centro de Belo Horizonte mais acessível, agradável e bem estruturado.
O espaço passou por revitalização com investimento de R$ 3 milhões em recursos próprios do município. As melhorias incluíram a recuperação do piso em calçada portuguesa, novo paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, além da preservação do estilo arquitetônico original.