Em entrevista exclusiva à 98 News nesta quarta-feira (21/5), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo, destacou os avanços em infraestrutura viária com foco na mobilidade entre Nova Lima e Belo Horizonte. Um dos principais temas abordados foi o projeto da Alça do Belvedere, apontado pelo prefeito como peça-chave para aliviar os gargalos no trânsito da região.
Atualmente em ritmo acelerado de obras, a Avenida Doutor Flávio Guimarães — uma extensão da MG-030 — já conta com intervenções estruturais como a instalação de tubulões para um viaduto. Segundo João Marcelo, a via tem potencial para oferecer uma rota alternativa antes do ponto crítico de congestionamento, localizado a partir do Vale dos Cristais em direção ao Vila da Serra e Vale do Sereno.
Contudo, o prefeito pontua que a nova avenida, sozinha, não resolve o problema: “Ela desafoga no Jardim da Torre, na divisa com Belo Horizonte, e esse fluxo acaba afunilando no Belvedere, o que transfere o congestionamento de um ponto para outro”, explicou.
Para enfrentar esse desafio, a prefeitura aposta em um projeto mais amplo que envolve a criação da chamada Alça do Belvedere. O plano, atualmente em análise pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União), prevê a utilização do leito da antiga linha férrea para construir um parque linear com restrição de adensamento urbano.
A proposta também inclui a abertura de uma via que conectaria diretamente o Alto da Avenida Flávio Guimarães à BR-356, com possibilidades de acesso tanto à rodovia sentido Rio de Janeiro quanto à Avenida Nossa Senhora do Carmo.